Património Material
Edifício da Assembleia Municipal e Galeria Municipal
Construído no século XVIII como residência particular, perfeitamente integrada na malha arquitetónica da zona em que se integrava foi em 1780 arrendado pela Autarquia.
Em 1800 foi adquirido pela Câmara, que só conseguiu a posse plena do imóvel em 1806 altura em que a Autarquia procedeu a obras de remodelação da fachada do edifício com vista a dotá-lo de um aspeto mais nobre, pelo que lhe foram acrescentados um frontão triangular, as cornijas, as pilastras, os remates piramidais encimados por uma pinha, duas goteiras em forma de gomil e as varandas que lhe vieram dar um ar neoclássico. No frontão foi colocada uma pedra de armas de características joaninas representando as armas nacionais do tempo da monarquia que em 1910 sofreu a obliteração da coroa.
Neste mesmo edifício funcionou no rés-do-chão o açougue, ou seja o local onde se vendiam os bens de primeira necessidade, nomeadamente o peixe e a carne, e no primeiro andar além dos serviços autárquicos funcionou também o tribunal.
Aqui estiveram instalados os Paços do Concelho até 1965 altura em que transitaram para o atual edifício.
Em 1999, algumas obras de remodelação interiores vieram dotar o edifício de modernas condições para poder albergar no piso superior a sala de reuniões da Assembleia Municipal e no piso inferior a Galeria de Arte Municipal.
Horário: 2.ª a 6.ª das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30