Museus, Bibliotecas e Arquivos
Museu Medeiros e Almeida
Este é um espaço cultural de referência internacional fundado pelo empresário de sucesso António de Medeiros e Almeida (1895-1986). A Casa-Museu é conhecida pela sua coleção de relógios com a sofisticação e apuro técnico da relojoaria inglesa e suíça, em que se destacam o relógio inglês de noite do século XVII, com iluminação interior por candeia de azeite, que pertenceu à rainha Catarina de Bragança, mulher de Carlos II de Inglaterra, e os 36 relógios Breguet, um dos mais famosos artesãos relojoeiros do mundo.
Sobressaem ainda a raridade das terracotas chinesas, do período Han (220 a.C.), o mobiliário português, as pinturas holandesas e flamengas dos séculos XVI e XVII, os adereços de joalharia, as baixelas de prata inglesa e as tapeçarias flamengas bordadas a fio de ouro.
Conhecer a Casa-Museu Medeiros e Almeida através de uma visita guiada torna-se uma experiência ainda mais rica e diferenciadora.
É necessária marcação prévia através do 21 354 78 92 ou info@casa-museumedeirosealmeida.pt, sendo o custo 7,50€ por pessoa. Também é possível realizar uma visita guiada gratuita de uma hora, com início às 12h00, ao 1.º e 3.º sábado de cada mês.
PERFIL DE ANTÓNIO DE MEDEIROS E ALMEIDA
António de Medeiros e Almeida nasceu em Lisboa a 18 de setembro de 1895. Casa-se com 28 anos com Margarida Pinto Basto, descendente por lado materno dos Condes de Pombeiro e paterno dos donos da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, no dia 23 de junho de 1924.
Em 1916, seguindo as pisadas paternas, matricula-se no curso de medicina em Coimbra, porém abandona-o já praticamente concluído. O seu dinamismo e espírito empreendedores levam-no a optar pelo mundo dos negócios, tornando-se numa figura de prestígio em Portugal, com uma notável atividade social e empresarial, que lhe permitiu assegurar rendimentos suficientes para se dedicar também à sua coleção de obras de arte.
A verdadeira atividade como empresário iniciou-se nos anos 20, com a importação de automóveis “Morris”, de origem inglesa, popularizando a sua venda no mercado nacional, inédita até então.
Também foi pioneiro no campo da aeronáutica comercial quando em 1934 adquire a maioria do capital da Aero-Portuguesa, primeira companhia aérea nacional, que fazia voos regulares entre Portugal e Marrocos. Foi também um dos fundadores da SATA e da TAP, tendo sido administrador da IATA International. Em paralelo mantinha diversas atividades comerciais nos Açores, onde administrou várias empresas de navegação aérea e marítima, de produção de açúcar e álcool e importação de combustíveis.
António de Medeiros e Almeida viveu trinta anos onde hoje é a sua Casa-Museu. No início da década de setenta, António de Medeiros e Almeida decide ampliá-la, destruindo para isso o jardim e transformando-a em Casa-Museu. Morreu em 1986, com 91 anos.
Horário a partir de 2 de outubro: 2.ª feira a sábado, das 10h00 às 17h00 (encerra aos domingos)
Horário até 1 de outubro: 2.ª a 6.ª feira das 13h00 às 17h30; sábados das 10h00 às 17h30 (encerra aos domingos)
Preço: 5 euros por pessoa (entrada gratuita até aos 18 anos)
Entrada gratuita ao sábado de manhã (das 10h00 às 13h00)