"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro Micaelense

País: Portugal
Distrito: Açores
Concelho: Ponta Delgada

Auditório Foyer Salão Nobre
Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Secretaria Regional da Educação, e Cultura
Descrição


Evocação de Teatros dos Açores - I

Faremos aqui, tal como o título indica, algumas evocações dos principais teatros e cineteatros dos Açores, na perspetiva habitual da análise histórica e da situação atual. Como é costume, temos presente o enquadramento geográfico mas também cultural de cada um dos casos referidos. Ora, se essa abordagem se justifica em termos históricos de âmbito centralizado, mais se impõe na evocação, análise e descrição critica dos teatros-edifícios de zonas menos centrais por razões históricas e/ou geográficas.

Há que ter em conta, porem, que tal descentralização mais reforça o mérito da própria iniciativa de construção e funcionamento de edifícios teatrais, numa época em que não era obviamente fácil nem o acesso nem a garantia de exploração…

Ou por outras palavras: era mais fácil construir e rentabilizar, no ponto de vista económico, um teatro em Lisboa do que em São Miguel ou nas outras ilhas dos Açores, e na Madeira.

Ou não será? Estamos a referir designadamente os séculos XIX/XX e não remontamos por agora a épocas e cidades mais distantes: lembrando entretanto que já aqui evocamos desde os teatros romanos até a teatros portugueses mais antigos de África e do Brasil.

Sem ir tão longe no tempo e no espaço, lembramos hoje a tradição de teatros em São Miguel: e iremos recordar teatros mais ou menos históricos dos Açores e da Madeira. E vem a propósito então referir que, de acordo com estudos de José Leite de Vasconcelos, fazia-se já teatro popular nos Açores a partir do seculo XVI, com significativo incremento no século XVIII. (cfr. “Teatro Popular Português” vol. III).

Mas não vamos tão longe: o seculo XIX já é pródigo em teatros nos Açores e na Madeira. Especificamente, evocamos então um Teatro Micaelense, ou melhor, os Teatros Micaelense. Porque, de acordo com Helena Dias, começa a falar-se de um Teatro Micaelense em Ponta Delgada ainda antes de 1850. Castilho, que lá viveu de 1847 a 1850, terá sido um dos grandes entusiastas da construção. (cfr. Helena Dias in “Teatro Micaelense” ed. Ponta Delgada 2004).

Mas só em 1865 é aberto ao publico o primeiro Teatro Micaelense, situado em Ponta Delgada e construído a partir das ruinas de uma Igreja. O projeto inicial foi concebido pelos arquitetos Augusto Serra e Herculano Gomes Machado, que confiaram a decoração do interior aos cenógrafos Hercules Lambertini e Cândido Xavier.

A iconografia da época mostra-nos uma fachada clássica de 5 portas encimadas por cinco janelas do salão nobre. A sala à italiana tinha 16 frisas e 38 camarotes.

E para variar, transforma-se em cinema pelos anos 20 e arde em 9 de fevereiro de 1930! Destino corrente nos teatros portugueses!...

Até que em 31 de março de 1951 é inaugurado um novo Teatro Micaelense, a partir de um projeto de Raul Rodrigues de Lima. Encerra decorridos anos, reabre em 4 e setembro de 2004 depois de uma “modernização pacífica” da autoria de Manuel Salgado, que assim mesmo a classifica!...

 


Duarte Ivo Cruz

Morada
Largo de São João
9500-106
Ponta Delgada
Telefone
296 308 340
Fax
296 308 344
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
19/05/2017
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,355