"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro de Vila Real

País: Portugal
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila Real
Equipa Técnica
Diretor: Rui Ângelo Araújo
Descrição


A Tradição de Teatros em Vila Real

Vila Real de Trás os Montes conservou, desenvolveu e renovou uma tradição de edifícios de espetáculo e atividades teatrais e musicais que vem, como vocação de espetáculo e ensino, pelo menos do século XIX: desde a construção, exploração e renovação de teatros, de que é exemplo e modelo de arquitetura moderna o recente Teatro Municipal, projeto do Arquiteto Filipe Oliveira Dias, inaugurado em 2004, até à tradição camiliana da estreia da peça “Agostinho de Ceuta” em 1846 - pois com o drama de Camilio inaugurou-se um então chamado Theatro de Vili Real, propriedade de João Pinto da Cunha, tio do escritor.

A gravura que até nós chegou deste velho Theatro oitocentista evoca uma eventual Igreja que antes lá terá existido: e não seria caso único no interior, então distante, do país.

Com efeito, assinala-se a existência de uma sucessão de Teatros em Vila Real. Fica a memória e documentação histórica de sucessivos edifícios vocacionados para o espetáculo, seja teatral, seja musical, como dissemos e adiante melhor veremos, e isto antes e depois do cinema. Cite-se designadamente, além dos referidos, um Teatro Avenida e um Cine-Teatro Real.

Em qualquer caso, a inauguração do atual Teatro de Vila Real, datada como vimos de 2004, assinalou a tradição camiliana através de um painel de cerâmica da autoria de João Botelho. Camilo viveu alguns anos em Vila Real, onde se fixou aos 10 anos, e lá casou em 1846 com Joaquina Pereira. E em 1851 escreve “O Lobisomem”, comédia de costumes “passada na Província de Entre Douro e Minho”. 

O Teatro ostenta ainda uma escultura de João Rodrigues, num espaço teatral complexo, que abrange uma sucessão de salas de espetáculo, a partir do conjunto do Grande Auditório e do Auditório Exterior os quais, quando ligados, representam algo como cerca de 1200 lugares, o que é de fato notável. 

E mais: o Teatro comporta ainda o chamado Pequeno Auditório, com lotação de 150 lugares, a que acresce um denominado Café Concerto com lotação de 80 lugares, uma Galeria-Bar com 50 lugares e ainda uma sala de ensaios e uma área museológica onde se instalou o chamado Museu da Imagem e do Som. Isto, além das instalações de cena, os camarins e o fosso de orquestra amovível. 

É realmente assinalável, num edifício teatral-musical: e tenha-se presente ainda a própria integração geo-cultural, que se estende a toda a região e tanto em Portugal como em Espanha. Daí, a notável programação do Teatro de Vila Real. 

Ora bem: dentro desta linha de construção/requalificação/adaptação de edifícios vocacionados, antes ou agora, para o espetáculo e formação cultural, há que referir o que se passou com o Conservatório Regional de Música de Vila Real: até porque não se exclui a ligação direta ao camiliano “Agostinho de Ceuta” acima referido. Na verdade, segundo o Arquiteto Belém Lima, autor do projeto, o Conservatório terá herdado a localização e parte da edificação do antigo Convento de São Domingos, que vem dos séculos XVI/XVIII e que foi sucessivamente hospital, quartel, hospedaria, e edifício de espetáculos teatrais e musicais.
 
Trata-se de um projeto em que a vocação e a modernidade não prejudicam, antes pelo contrário, a linha tradicional do edifício e sobretudo a sua funcionalidade artística: insista-se – antes pelo contrário!

Duarte Ivo Cruz
Morada
Alameda de Grasse
5000-703 Vila Real
Telefone
259 320 000
Fax
259 320 009
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
11/01/2017
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,134