Património Material
Igreja de São Pedro do Mar (Quarteira)
A Igreja de S. Pedro do Mar, de Quarteira, data de finais do século XX e foi projetada pelo arquiteto e engenheiro Carl Maria Ruf.
O espaço interior organiza-se à volta do Altar, sobre o qual se eleva uma cúpula octogonal que marca a centralidade. Na parede de fundo do altar, encontra-se o Tabernáculo, da autoria de Hans Bystron, que se destaca do grande retábulo com cenas da vida de São Pedro e da Santíssima Trindade.
Possui igualmente uma grande nave central e duas naves laterais, menos altas, que retiram à Igreja a impressão, mais tradicional, de predomínio do comprimento que é substituída pela de um quadrado.
Para o Batistério foi escolhida a forma de um rochedo.
Destaca-se a importância da iluminação natural, na procura de um ambiente adequado à oração. As janelas, estreitas que vão do chão ao teto, permitem uma ampla entrada de luz, mas sem ofuscar ou quebrar a harmonia do interior.
Na zona por detrás do Altar, situam-se as instalações de apoio: sacristia, gabinete do Pároco e uma pequena residência.
Em frente da Igreja construiu-se um grande adro, rodeado por uma galeria coberta e onde se encontra o lugar para a estátua de São Pedro.
Erwin Holzbauer, pintor académico alemão, executou para esta igreja um retábulo que ocupa a parede de fundo do Altar com cenas da vida de São Pedro. Na feitura do retábulo Erwin Holzbauer teve a colaboração de Toni e Peter Mayer, pintores e douradores e de Martin e Hannes Hirle, carpinteiros.