Portugal no Mundo
Ruínas de São Miguel Arcanjo
As imponentes ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões, classificadas Património Mundial da Humanidade, lembram a catequisação dos índios guaranis pelos jesuítas, as célebres Reduções.
Quem assistiu ao filme “Mission” entenderá melhor a história que rodeia estas inúmeras construções do Séc. XVII erguidas pelos jesuítas espanhóis.
A melhor preservada das reduções jesuíticas fica todavia na Argentina, trata-se da igreja de Santo Inácio que data de 1610. Esta, conjuntamente com a redução de Jesus del Tavarangue, no Paraguai, estão também classificadas pela UNESCO.
Lúcio Costa, o urbanista de Brasília projetou nas ruínas o Museu das Missões de visita obrigatória com imaginária barroca de origem jesuítica. Ao pôr do sol, assista ao espectáculo de som e luz após o encerramento das visitas às ruínas. A história do local é o tema da apresentação.
No século XVIII, já na segunda metade, aconteceu por aqui o provável maior genocídio dos povos indígenas da América praticado por portugueses e espanhóis contrários à Constituição da República Guarani no espaço da atual fronteira entre Argentina e o Brasil a partir de vários aldeamentos com milhares de guaranis cristianizados junto ao rio Uruguai.
Como memória, a imensa Catedral de São Miguel Arcanjo impõe-se ainda nas suas impressionantes ruínas suficientes para testemunhar o traço de Giovanni Prímoli. A obra demorou pouco mais de dez anos até a sua conclusão.
9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo. Encerra às segundas-feiras
Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs
Espetáculo de Som
Durante o horário de verão - 21hs30min
Fevereiro, Março, Abril, Agosto, Setembro, Outubro - 20hs
Maio, Junho, Julho - 19hs
RASQUILHO, Rui, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 5. Brasil, CNC, 2003