"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa da Primeira Infância de Loulé

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Uso atual
Cresce
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), de Utilidade Pública
Descrição

Da autoria do arquiteto Manuel Laginha, a Casa da Primeira infância inscreve-se como elemento significativo do património arquitetónico do século XX.

Construída em 1952/58, a sua criação foi subsidiada por donativos privados e financiamento público. Esta obra estava incluída numa campanha de âmbito regional da qual faz parte o Centro de Assistência de Olhão, igualmente projetado por Manuel Laginha com Rogério Martins.

Com o seu congénere de Olhão, a Casa da Primeira Infância forma um conjunto de obras ímpar no panorama de toda a arquitetura moderna do Sul do País, sendo representativa da difusão internacional da linguagem do Movimento Moderno na segunda metade do século XX. Entre 1983 e 1997 foram realizadas duas campanhas de obras de remodelação que ditaram alterações ao projeto inicial, mas necessárias de forma a adaptar o edifício às atuais valências de funcionamento e sem que fosse perdido o cariz inicial.

Trata-se de um exemplo pioneiro na concretização de um programa de certo modo experimental, que procurava concentrar num só centro plurifuncional, vários serviços de assistência e apoio primário à população de um pequeno centro urbano – assistência, orientação e educação à mãe e ao recém-nascido, à criança em idade pré-escolar, à família -, retirando desta concentração vantagens económicas e acordos funcionais. Ao incluir um espaço interno e externo sem diferenciação hierárquica, atribuindo importância idêntica à atitude projetual atualizada onde perdem o sentido distinções convencionais como fachada principal secundária, frente e traseiras, jardim e logradouro, corredor interior e alpendre, esta obra ilustra de modo claro a reinterpretação, pela arquitetura do Movimento Moderno, dos programas de maior impacto social.

Morada
Rua Ascensão Guimarães
8100-542 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

AGAREZ, Ricardo “O Centro de Assistência Social Polivalente de Loulé no arquivo do arquitecto Manuel Laginha” in Monumentos: Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, n.º 23. Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 2005, p. 172-183.

Alunos do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Psicologia Clinica do INUAF (Ano Lectivo de 2004-2005), Um olhar sobre a Casa da Primeira Infância – Loulé. Loulé, [s.n.], [s.d.].

Data de atualização
14/08/2015
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,013