"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Café Calcinha

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Descrição

O Café “Calcinha”, inicialmente Café “Central”, carioca de origem, é réplica perfeita de um seu congénere brasileiro que Prazeres & Reis trouxe e implantou na vila, em 1927.

Toda a conceção interior, fortemente acentuada pelas sancas de madeira genuína do Brasil, reproduziam uma ambiência fiel de um certo cosmopolitismo que começou a despontar por influência da “Bélle Époque”.

O Café Central, de José Domingos Cavaco (de alcunha “Calcinha”) abriu as suas portas a 5 de Junho de 1929. O local escolhido para a sua implantação não podia ser mais central, já que a Praça da República era, e continua a ser, a zona mais concorrida da então vila de Loulé.

Equipado com o primeiro bilhar que veio para o Algarve, em meados dos anos 30, no espaço interior distribuíam-se mesas com tampo em pedra, apropriadas para o lazer ou para tratar de negócios.

Inicialmente frequentado por uma clientela selecionada, o Café foi abrindo, com o tempo, a frequentadores mais populares. Espontaneamente, dividiam-se em dois grupos distintos: os ricos ou mais “finos”, na direita e os pobres na ala esquerda.

No decurso da sua história muitos foram os nomes importantes da vila que o frequentaram, tais com Frutuoso da Silva, Bernardo Lopes, Bexiga Peres, Pedro de Freitas, José Magalhães, entre outros. Contudo, nenhum deles atingiria a notoriedade de António Aleixo, que neste café “disse” algumas das suas melhores quadras. Uma estátua em bronze, da autoria de Lagoa Henriques, colocada junta à porta do estabelecimento reflete a ligação profunda entre o poeta e o Café Calcinha.

Nos finais de 1976, Joaquim Prado tomou conta do Calcinha até aos dias de hoje.

Em termos arquitetónicos, o Café Calcinha é um imóvel com proporções equilibradas, não só, relativamente ao dimensionamento do lote onde se insere, como também, à componente urbanística de continuidade para a definição do espaço público envolvente. Os elementos de carácter decorativo apresentam sobriedade, muito embora, representem a valorização e creditação das intervenções urbanas da época. É o único edifício ainda existente na Cidade inserido na chamada Art Déco.  

O Café Calcinha foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012.

Em 2014 a Câmara Municipal de Loulé adquiriu este imóvel com o objetivo de preservar a sua identidade.

O Café Calcinha assinala os 90 anos no próximo dia 5 de junho e integra a Rota Portuguesa dos Cafés com História e a Associação Europeia dos Cafés com História.

Morada
Praça da República, 67
8100 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Data de atualização
31/05/2019
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,488