"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

CINE-TEATRO GARRETT

Distrito: Porto
Concelho: Póvoa de Varzim

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Município da Póvoa de Varzim
Descrição


O TEATRO GARRETT DA PÓVOA DO VARZIM:
UMA TRADIÇÃO DE DRAMATURGOS E ESPETÁCULOS

A Póvoa do Varzim tem uma tradição literária que passa pelo nascimento de Eça de Queiroz e de Gomes de Amorim, entre tantos mais, e passa também pelas descrições de Garrett.

Cita-se sempre, a propósito, a Memória ao Conservatório Real, “lida em conferência no Conservatório Real de Lisboa em 8 de maio de 1843” pelo próprio Garrett e que antecede a edição do Frei Luís de Sousa:

“Há muitos anos, discorrendo um verão pela deliciosa beira-mar da província do Minho, fui dar com um teatro ambulante de atores castelhanos, fazendo suas récitas numa tenda de lona no areal da Póvoa do Varzim - além de Vila do Conde. Era tempo de banhos, havia feira e concorrência grande; fomos à noite ao teatro: davam a Comédia Famosa não sei de quem, mas o assunto era este mesmo de Frei Luís de Sousa. (...) Fosse de mim, dos atores ou da peça, a ação não me pareceu nada com o que hoje a acho, grande, bela, sublime de trágica majestade.”

A Póvoa do Varzim constitui pois, e já nessa época assim era, um dos grandes referenciais de turismo, aí abrangendo a muito antiga corrente de turismo vinda de Espanha. E esse contexto reflete-se necessariamente na infraestrutura cultural e recreativa, para usar uma expressão antiquada mas em si mesma rigorosa.

 
From Wikimedia Commons

Atenda-se à época em que foi inaugurado o Teatro Garrett, e note-se a adequação do nome. Data, na sua primeira versão, de 1888, construído em dois anos: mais rigorosamente, a inauguração ocorre em 15 de agosto de 1890, num espetáculo a cargo do “grande Taborda”, como então se dizia - e de facto, trata-se de um dos atores referenciais da época.

Sousa Bastos, na minúcia pragmática do seu Dicionário do Teatro Português (1908), regista a infraestrutura cénica: “possui este Teatro vistas (i.e. cenários) de bosque, cárcere, convento, sala rica e casa pobre”: e mais informa que “tem 10 frisas, 22 camarotes e 612 lugares de plateia e galeria. Têm ali representado já muitas companhias de Lisboa e Porto, aproveitando principalmente a época balnear”.

O Teatro que hoje vemos sofreu sucessivas alterações e obras de adaptação em 1938, 1954, 1973, até que é adquirido em 1998 pela Câmara Municipal, que empreendeu obras de estrutura e modernização, até à (re)inauguração ocorrida em junho de 2014.

E das versões anteriores, conserva-se a fachada e a memória das lápides comemorativas de espetáculos com João Villaret, Vasco Santana, Mirita Casimiro, Raul de Carvalho, Alves da Costa, Amélia Rey Colaço, Laura Alves…

E pode agora evocar-se ainda um conjunto de salas que marcaram a sua época na Póvoa do Varzim: o Teatro Sá da Bandeira, Salão-Teatro, o Póvoa-Cine e outros de menor relevância.

Ora, importa então referir que a remodelação do Teatro Garrett, hoje “Garrett cine-teatro”, segundo projeto dos arquitetos Pedro Silva e Eurico Rebelo, conserva, devidamente modernizada, a estrutura evocativa das “versões anteriores”, mas numa perspetiva arquitetónica que valoriza a sala na sua expressão e função de teatro declamado. Desde logo no palco da sala principal, no fosso de orquestra, na régie e nas salas de ensaios e de espetáculos de câmara ou exposições. E na modernização do conjunto, mantendo, como fator decorativo, a evocação de uma ordem da camarotes.

E finalmente, a decoração é valorizada por um mural reproduzindo um poema de José Carlos de Vasconcelos:

Volto ao Garrett
para me sentar na plateia
num silêncio bem comportado
que o passado não se repete (…)

Morada
R. José Malgueira, 1/15
4490-647
Póvoa de Varzim
Telefone
(+351) 252 090 000
Fax
(+351) 252 090 010
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia
Sousa Bastos - Diccionário do Theatro Português - 1908: Viriato Sousa – “A Póvoa do Varzim – Ensaio de História desta Vila” _ 2ª ed. -1972; artigos de Horácio Marçal, Luís Rainha, José de Azevedo, Lino da Costa Nilo.
Data de atualização
09/08/2014
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,369