"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEATRO POLITEAMA DE LISBOA

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Teatro
Estilo(s)
Art Deco
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Olympia, Lda
Descrição

VENTURA TERRA, ARQUITETO DE TEATROS - O CASO DO POLITEAMA

Importa fazer uma abordagem do património histórico e da arquitetura teatral numa perspetiva dos seus criadores. O caso do arquiteto Ventura Terra surge-nos nesse aspeto paradigmático de uma intervenção modelar, da qual resta um exemplo em plena laboração, e mais dois que pelo menos mantiveram a qualidade arquitetónica e encontraram um destino cultural adequado. Referimo-nos ao salão nobre do teatro de São Carlos, ao antigo Teatro Clube de Esposende, hoje Museu Municipal depois de muitas peripécias, ao teatrinho do Palácio da Brejoeira em Monção: um dia os revisitaremos.
Hoje falaremos então do Politeama, como bem sabemos, um dos teatros, em Lisboa e no país, de atividade constante e exponencial, valorizada ainda por uma recuperação arquitectónica também assinalável: mérito em larga medida de Filipe la Feria.

A sala data de 1912 e o primeiro facto notável a assinalar é a conservação, da fachada, dominada pela varanda e pela decoração art deco, imponente no contexto da rua estreita mas notabilizada, diga-se assim, pelo conjunto de teatros que a cerca: o Condes, que vinha do seculo XVIII no mesmo local, o Coliseu, o que resta do Odéon e do Olimpia e, do outro lado da praça, o imponente Éden ou o que resta dele - e felizmente resta a fachada mais ou menos conservada como no original. E mais adiante, a formidável fachada arte nova do antigo Animatographo do Rossio.

O Politeama sofreu alteração na sala: ainda nos lembramos de ver frisas. Mas felizmente a harmonia arquitetónica e decorativa manteve-se e tem sido mesmo valorizada por um exemplar trabalho de restauro e conservação. Foi construído por iniciativa de José António Pereira, “brasileiro de torna viagem” como na época se dizia e a expressão tinha mais de admirativo do que de pejorativo…
A decoração do teto e da sala, hoje também felizmente restaurada, é de Veloso Salgado e de Benvindo Seia.

Foi desde logo um teatro importante no ponto de visita de repertórios, de companhias e de elencos. Lá foram representados autores de primeiríssima ordem, de D. João da Câmara a Raul Brandão, Julio Dantas, Alfredo Cortez, Ramada Curto… E atores e companhias como Amélia Rey Colaço, Ângela Pinto, Adelina e Aura Abranches, Palmira Bastos, Chaby Pinheiro, Vasco Santana, António Silva, a própria Amália ou Laura Alves… E não lhe ficam muitas vezes atrás os que hoje fazem teatro, por vezes de manhã, tarde e noite no Politeama!

Começou a exibir filmes em 1914 e transformou-se em cinema em 1927. Mas nunca deixou de ser teatro, na fachada, na sala e no palco devidamente modernizado. E hoje é um dos principais teatros de Lisboa.
E o público não deixou de lá ir, hoje talvez mais do que nunca!

Iremos ver, na altura própria, o Teatro Clube de Esposende, que foi armazém de tecidos, a seguir Biblioteca Municipal - mas felizmente conservado mais ou menos, no exterior, como Ventura Terra o concebeu, e também o teatrinho do Palácio de Brejoeira.

 

Morada
Rua Portas de Santo Antão, 109
1150-266
Lisboa
Telefone
213 405 700
Fax
213 405 719
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia
Lauro António - Teatro Politeama  ed.  CML;
Jose Augusto França - A Arte em Portugal no Séc. XIX - vol. I ed. Liv. Bertrand 1966;
Rute Figueiredo - Arquitetura e Discurso Critico em Portugal (1893-1918) ed. Colibri e FCT - 2007;
Duarte Ivo Cruz - Teatros de Portugal ed. Inapa - 2005 e Teatros em Portugal - Espaços e Arquitetura -ed. Mediatexto 2008
Data de atualização
12/07/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,602