"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Escola de Música
Equipa Técnica
Directora: Ana Mafalda Pernão (2013)
Descrição

O Conservatório foi fundado por Garrett em 1836, com a designação de Conservatório Geral de Arte Dramática, e absorveu e alargou ao teatro e à dança a Escola de Música, essa por sua vez criada em 1835 por José Domingos Bontempo e herdeira da velha Escola de Música da Patriarcal de D. João V.

O enquadramento legal do Conservatório decorre dos diplomas redigidos por Garrett, assinados por Passos Manuel e referendados por D. Maria II, que deram execução à vasta e em muitos aspetos ainda atual reforma garrettiana das artes de espetáculo: portarias de 28 de Setembro e de 15 de Novembro de 1836 e Relatório de 12 de Novembro, de 1836, este assinado pelo próprio Garrett, que não se escusou a um auto elogio político: “valetudinário e achacado de corpo e espírito, que ambos quebrei no serviço de Vossa Majestade e pela santíssima causa da Liberdade da minha Pátria”…

Ora a reforma de Garrett não só abarca uma vasta pluralidade estrutural da atividade e do ensino da arte teatral como mantém uma singular atualidade nas grandes áreas cobertas, independentemente, é óbvio, das mudanças culturais , económicas, técnicas e sociais entretanto decorrentes. Com efeito, a legislação de 1836 cria a Inspeção Geral de Teatros e Espetáculos Teatrais, a política de subsídios, o Conservatório, a Companhia de Teatro Nacional, os concursos de peças, o regime de direitos de autor e até a política e respetiva regulamentação de subsídios às companhias teatrais!

Em 1836, Garrett assume a direção do que se chamou então Conservatório Geral de Arte Dramática, englobando o ensino da música, do teatro e da dança. Manter-se-ia nessas funções até 1842, sendo então exonerado por Costa Cabral. Mas, entretanto, coube-lhe definir, em sucessivos diplomas, as bases do ensino das artes de espetáculo e, ao mesmo tempo, gerir e adaptar o velho edifício conventual, datado de 1653.

O ensino da música, do teatro e da dança coexistiram efetivamente no velho Convento dos Caetanos até finais do seculo passado, - quando o teatro e o cinema passam para a ESTC da Amadora - no edifício seiscentista devidamente adaptado e sucessivamente modernizado sem destruir a traça arquitetónica que resistiu ao Terramoto. O edifício atual foi valorizado por sucessivas adaptações à atividade cultural. 

A primeira  grande alteração estrutural ficou a dever-se a Luís Augusto Palmeirim, que projetou e conseguiu inaugurar em 1881, decorridos 17 anos de lutas contra a burocracia, o então chamado salão-teatro, segundo a traça de Valentiniano José Correia, valorizada por pinturas de Malhoa e Eugénio Cotrim.

O Conservatório foi objeto de obras de recuperação e modernização em 1911 e em 1941-42, estas valorizadas pela instalação de um núcleo museológico e de uma sala estúdio vocacionada para o ensino do teatro. Pela mesma época, o acesso à sala de concertos foi beneficiada por dois grandes frescos da autoria de Domingos Rebelo, representando um conjunto de compositores e dramaturgos portugueses.

É hoje uma excelente Escola de Arte, no ponto de vista arquitetónico, mas também e sobretudo no ponto de vista artístico e pedagógico: e convenhamos que esse é o aspeto primordial!

Modo de funcionamento
ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
2ª a 6ª feira
Manhã: 9:30H – 12:30H
Tarde: 14:00H – 16:00H
Tel. 21 342 59 22
secalunos@emcn.edu.pt
Morada
Rua dos Caetanos, 23
1200
Lisboa
Telefone
213 425 922
Web site
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
10/04/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,441