"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEATRO CONSTANTINO NERY DE MATOSINHOS

Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de Espectáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Matosinhos
Descrição

TEATRO CONSTANTINO NERY DE MATOSINHOS
Duarte Ivo Cruz

Em 10 de Junho de 1906 é inaugurado em Matosinhos um Teatro de boas dimensões, interessante na decoração dos três corpos principais de fachada, com 5 portas e varanda encimada por um arco.. Denominou-se, na altura e ainda hoje, Teatro Constantino Nery. Trata-se de um caso curioso de homenagem luso-brasileira, digamos assim.

Na verdade, a iniciativa e o financiamento da obra deve-se ao matosinhense Emídio José Ló Ferreira, que desta forma homenageou o Governador do Estado do Amazonas, precisamente Constantino Nery. Curiosa iniciativa, que poderá invocar o esplendoroso Teatro Amazonas de Manaus… Mas reconheça-se desde já que, na qualidade indiscutível da sua singela fachada, o Teatro de Matosinhos fica  aquém do seu congénere de Manaus.

Mesmo assim, notícias da época da inauguração  informam-nos acerca da decoração interior: pinturas do teto, numa alegoria da Fama coroando o actor Taborda, e ainda retratos de João Anastácio Rosa, Eduardo Brasão, Rosa Damasceno e Vergínia e dos compositores Carlos Gomes de Alfredo Keil.
E ainda, no pano de boca, uma vista de Manaus e na bambolina o retrato do próprio governador Costantino Nery!

De acordo com informação municipal, pois a Câmara recuperou o edificio da forma que adiante veremos, o Teatro foi pioneiro na exibição regular de espectáculo cinematográfico, isto a partir de 1907, com filmes que alternavam com exibições de bailarinas espanholas e outras variedades! Chegou a ser conhecido na altura como “Cynematografo Deslumbrante”, e assim se manteve, sem nunca perder a designação original e a homenagem respectiva, até aos anos 80.

Intervenções e Restauros

O projecto de recuperação, da autoria do arquitecto Alexandre Alves Costa, obedeceu a um critério de manutenção e restauro da fachada, mas de total renovação estrutural do interior. O que poderia ter restado da sala do início do século foi  demolido, segundo um programa polivalente de dois espaços, com a   sala principal, com lotação de 240 lugares, sem proscénio, transformando-a num auditório susceptível de funcionalidade  em arena ou mesmo em salão  aberto. O espaço entre a cena e o publico é assim contínuo Mas simultaneamente, foi criado um espaço alternativo e foi reequipada toda a tecnologia de cena, camarins, teia , etc.

A sala é revestida de madeira escura, e a régie tanto serve a sala principal como a chamada sala polivalente.

Morada
Avenida Serpa Pinto
4450
Matosinhos
Telefone
22 939 23 20
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

BIBLIOGRAFIA – Sousa Bastos, Diccionário do Theatro Português, 1908; cfr. Informações da Câmara Municipal de Matosinhos

Data de atualização
21/12/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,725,918