"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

CINE-TEATRO DE SÃO PEDRO DO SUL

Distrito: Viseu
Concelho: São Pedro do Sul

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Centro Cultural, teatro cinema
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de São Pedro do Sul
Equipa Técnica
Câmara Municipal de São Pedro do Sul - cultura
Descrição

AS MÁSCARAS DO TRÂNSITO

Talvez um dos aspectos mais interessantes deste levantamento do património teatral, resida, precisamente, na identificação de pequenas salas, fora dos circuitos mais percorridos da actividade cultural, mas relevantes no ponto de vista arquitectónico, social e mesmo na perspectiva histórica decorrente da sua implantação regional e actividade.

O Cine Teatro de São Pedro do Sul, na singeleza da sua sala à italiana, onde subsiste, com algumas alterações mas hoje recuperada, a estrutura original de plateia, frisas, e camarotes, representa este tipo de património, com a virtude de ter sobrevivido inclusive à sala que lhe serviu de modelo, o Teatro Avenida de Viseu, este desaparecido no final dos anos 60: tinha sido fundado por familiares da actriz Mirita Casimiro.

É de notar que São Pedro do Sul guarda desde o século XIX uma tradição assinalável de actividade cultural, determinada pelas termas, que mereceram, no século XIX, a visita da Rainha D. Amélia. O dramaturgo Jaime Gralheiro recuperou o historial do Teatro, inaugurado em 6 de Junho de 1925, por iniciativa de uma sociedade de empresários locais de produtos alimentares, Empresa Comercial Sampedrense. É de notar este tipo de intervenções da população e do empresariado local, comum em numerosas iniciativas de património teatral.

Como é comum a inauguração dos teatros ter sido feita pela Empresa Rey-Colaço – Robles Monteiro, como aliás vamos encontrando na memória mas também nas inscrições dos próprios edifícios, quando duram até hoje.

No início da década de 60, o São Pedro é objecto de uma intervenção destinada a melhor o adaptar a uma exploração cinematográfica mais rentável. Mas prevaleceu o bom senso de não destruir nem, a fachada, nem sobretudo a estrutura da sala, no que tinha de mais coerente com a época da fundação. Reduzem-se a duas, as frisas e integra-se a geral no prolongamento da plateia. Mas subsistiu o envolvimento dos camarotes, e a decoração exuberante de estuques dourados, com motivos florais e grinaldas e a decoração também exuberante do tecto.

A partir dos anos 30 é instalado o cinema sonoro. E nos anos 60 é fundada a Sociedade particular dos Amigos do Cinema, espécie de cine-clube que viabilizará a actividade da sala, a par das sucessivas estreias da importante obra de Jaime Gralheiro, dramaturgo e animador teatral.

O exterior é hoje dominado por uma composição de máscaras, em grande destaque na zona elevada do edifício, sobre a fachada eclética, e que reproduz curiosamente, a composição do sinal de trânsito indicativo do acesso aos teatros.

Intervenções e Restauros
O Teatro de São Pedro do Sul foi municipalizado e restaurado para reinauguração em Abril de 2006.
Morada
Rua António Correia de Oliveira
3660-436
SÃO PEDRO DO SUL
Telefone
232 720 140 / 232 72
Fax
232 723 406
Web site
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

Jaime Gralheiro, “Breve Sumário do Cine-Teatro de São Pedro do Sul”;

Júlio Cruz, “Cine Teatro de S. Pedro do Sul” in “Sítios e Memórias”, Janeiro-Fevereiro de 1925;

Luís Soares Carneiro, “Teatros Portugueses de raiz Italiana”, teses de Doutoramento, policopado, FAUL 2002

Data de atualização
24/03/2010
Agenda
Festivais

Uncover

Guimarães 13 Mar a 16 Mar 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,183,641