"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

MINAS DE SÃO DOMINGOS -TEATRO, INDUSTRIA, ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL

Distrito: Beja
Concelho: Mértola

Tipo de Património
Teatro
Descrição

A Fundação Serrão Martins e a Câmara Municipal de Mértola  desenvolvem um meritório trabalho de investigação e conservação do património  histórico-museológico  das  Minas de São Domingos.  Não obstante a desactivação, há décadas, da actividade mineira, estamos perante um caso interessante da conservação e recuperação de arqueologia industrial, e de reconversão e valorização económica  de uma população e de um património urbano.
No ponto de vista de ligação entre a actividade industrial e o património cultural construído, não é caso único: a seu tempo veremos os teatros por exemplo da Vista Alegre, de Marinha Grande, de Silves, do Fundão, construídos ou adaptados para apoio directo à actividade cultural de populações e de unidades fabris.

No caso das Minas de São Domingos, não interessa tanto o edifício do teatro em si, aliás valorizado por uma exposição permanente da actividade da mina no ponto de vista histórico: de facto, o salão, que está de pé, e  mantém  actividade, não se impõe pelo interesse arquitectónico, ao contrário por exemplo da antiga e  sede da Administração, hoje unidade hoteleira, que soube conservar o tom marcadamente britânico  oitocentista. E a Igreja actual, aberta ao culto desde 2 de Dezembro de 1951, pois a anterior ardeu, é interessante num neo-gótico muito da época.

Mas São Domingos conserva viva, num meio urbano primorosamente preservado  e valorizado para certo “turismo fluvial” e de arqueologia industrial,, uma tradição de cultura popular que vem, no que respeita património  teatral, desde 1856,  com três salas sucessivas. E com uma  Rua do Teatro, que em 1974 passou a chamar –se  Rua da Liberdade.

A Fundação mantém um Centro de informação e documentação (Casa do Mineiro) onde se encontra o espólio museológico da tradição de animação cultural, em fase de investigação mas já documentado por publicações. Aí encontramos noticia dos teatros, da Filarmónica criada em 1894,  da imprensa: mas também, do inconformismo social e laboral das populações, da tradição reivindicativa dos mineiros  antes e depois do 25 de Abril, até que a mina fechou nos anos 60 do século XX.

O “Guia de Portugal” de Raul Proença fornece-nos uma descrição pormenorizada das minas e da povoação em 1927, no pleno apogeu da exploração mineira . Historia o desenvolvimento económico e urbano, esclarecendo  que “em 1859 existia aqui apenas uma única casa, erecta no local onde se acha hoje a farmácia.  Actualmente  (1927) há cerca de 2000 ( e há) biblioteca , teatro, campos de futebol e de ténis”…

Os vestígios da  exploração mineira em si são, em qualquer caso, muito interessantes no ponto de vista, repita-se, da arqueologia industrial.  E algumas dessas ruínas fazem lembrar um cenário expressionista, na força dramática que  simboliza o drama, insista-se,  para uma população de dimensão considerável, o encerramento da actividade económica exclusiva.
E drama também o houve na  viagem aventurosa e funesta que Jorge, marido de Luísa, esta, prima de Basílio,  faria para as Minas, e que Eça de Queiroz descreve em 1877:
“Era Engenheiro de minas, no dia seguinte devia partir para Beja, para Évora, mais para o sul, até S. Domingos: e aquela jornada, em Julho, contrariava-o como uma interrupção, afligia como uma injustiça.”
Mal ele sabia como!

Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

BIBLIOGRAFIA – Eça de Queiroz, “O Primo Basílio” cap. I ;  Raul Proença, “Guia de Portugal – Estremadura, Alentejo, Algarve”, 1927” ; Ferreira de Castro, “História da Velha Mina”  in jornal Republica, 30 de Maio de 1974;  Heitor Domingos, “Velhos são os Trapos” - , 1999;  Jorge Guerreiro Castanho,  “Minas de São Domingos – 150 Anos de História” - 2009.

Data de atualização
24/09/2015
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,735