"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TIVOLI E OUTROS TEATROS DE RAUL LINO

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espectáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
UAU Produções
Descrição

Em Portugal, existe, ao longo do século passado,  uma certa “especialização” arquitectónica vocacionada para teatros e salas de espectáculo: sobretudo a partir de Ventura Terra ou de Moura Coutinho de Almeida de Eça, e mais tarde, de Marques da Silva,  Norte Júnior, Raul Rodrigues de Lima, Cassiano Branco, Cristino da Silva, Cotineli Telmo,  Ernesto e Camilo Korrodi, até aos nossos dias, em exemplos que iremos referindo. É aliás uma tradição que surge nas dezenas de salas erguidas ou adaptadas na sequencia do D. Maria II. A seu tempo o veremos.

Mas importa agora evocar, a partir do Tivoli, os Teatros e Cine-Teatros que Raul Lino desenhou ou adaptou. Desapareceu, em Lisboa, o Cinemas Palácio, inaugurado em 1930 com o nome insólito de Trianon: ficou a imagem e a memória de uma fachada ainda muito marcada por sugestões de arte decorativa, com entrada em vãos e cinco janelões com elementos de ferro. Mas interessa-nos agora evocar a memória e a imagem do interior, na medida em que a disposição do balcão e de frisas e a decoração do tecto faz lembrar claramente o Tivoli, este felizmente conservado e em plena actividade. O proscénio, por seu lado, era enquadrado por uma algo insólita decoração floral.

O Tivoli, grande projecto de Raul Lino, que aliás o dirigiu durante anos na exploração cinematográfica, o que mostra a vastidão e interesses e a heterogeneidade cultural do arquitecto, constitui de facto um grande modelo de sala de espectáculos, que resistiu às adaptações e não perdeu, nem época, nem modernidade.

Foi inaugurado em 1924 como cinema: mas desde logo, tanto Lino como o proprietário, Lima Mayer, previram e equiparam a sala para espectáculos de música e teatro, inclusive com um pequeno fosso de orquestra. O palco e o proscénio foram reformulados em 1951 para adaptação ao cinemascópio: e “A Túnica” esteve meses em cartaz. Mas manteve-se a estrutura da sala em tom castanho claro, com os dois balcões, as frisas e os camarotes, a cúpula marcante na arquitectura da cidade, a entrada em círculo menos funcional, o imponente foyer onde, em 1925 António Ferro lançou a experiência “modernista” do seu Teatro Novo…

Mas sobretudo, a formidável tradição cultural do Tivoli, das “terças-feiras clássicas” com o melhor cinema, dos concertos, dos espectáculos de teatro, nacional e estrangeiro, da ópera de câmara e da melhor selecção cinematográfica – e tudo isto dura até hoje.

É uma sala “afrancesada”? Num belo texto alusivo, Raul Lino refere “a vincada predilecção do proprietário pelo clássico estilo francês”. E acrescenta: “eu tinha empenho em ser agradável ao meu bom amigo, mas ao mesmo tempo era grande a vontade de fazer alguma coisa de original na decoração interna pelo menos, e cheguei a propor uma decoração que principalmente consistia em uns ramalhetes de estilo moderno, e cores muito vivas, que ornavam os balcões, contrastando com a finura clara e neutra do conjunto. Mas não convenci o meu bom amigo”…

Património em perigo
Não
Modo de funcionamento
Horário da Bilheteira: Segunda a Domingo, das 13h00 às 19h00
Nos dias de espectáculo: das 13h00 até ao inicio do mesmo
Reserva de Bilhetes só através do número: 707 234 234
Morada
Avenida da Liberdade, nº 182 a 188
1250-146
Lisboa
Telefone
21 315 10 50
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

Sousa Bastos, “Diccionário do Theatro Português”, Lisboa 1908; M. Félix Ribeiro “Os mais antigos Cinemas de Lisboa”. Ed.IPC-Cinemateca Nacional, 1978; Eduardo Kol de Carvalho “Sopa de Pedra – Trilhos do património Português – Ed. Tágide 2006; Raul Lino, escritos diversos in Catálogo da Exposição Retrospectiva da sua Obra, FCG, 1970. Duarte Ivo Cruz, “Teatros de Portugal” Ed., INAPA 2005 e “Teatros em Portugal – Espaços e Arquitectura”, Ed. Mediastexto e Centro Nacional de Cultura, 2008.

Data de atualização
24/02/2015
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,419