"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEATRO-CINEMA DE FAFE

Distrito: Braga
Concelho: Fafe

Tipo de Património
Teatro
Proteção Jurídica
5/2002, DR, 1.ª série-B, de 19-02-2002
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Fafe
Descrição

Camilo deixou em Fafe  uma marca imorredoura no plano da cultura teatral, através dos seus dois “Mogado(s) de Fafe em Lisboa” (1860) e “Amoroso” (1863), farsas, sobretudo a primeira, que quase advinham correntes bame modernas , no  non-sense  criticista das situações e da sociedade que lhes subjaz, numa charge radical ao ultro-romantismo que o próprio Camilo, no teatro e não só, amplamente cultivou… e numa perspectiva que não deixa de conter sinais de modernização económica, , na linha dos “melhoramentos materiais”:
“Morgado – Quando o caminho de ferro chegar a Fafe, hei-de mandar destas cavacas enquanto estão frescas. Ó sr. João Leite, o senhor que eu fiz deputado, e mais os meus caseiros e foreiros, porque não arranja um caminho de ferro para Fafe?”
E a certa altura admite ser feito Visconde de Fafe!
Mas é caso para dizer que o Teatro – edifício demorou a chegar a Fafe. As primeiras noticias de construção surgem em 1878: mas o actual Teatro-Cinema, nesta ordem menos habitual de designação, é inaugurado  apenas em 1923. E beneficia agora de obras de restauro, sob a orientação do Arquitecto Gonçalo Luís da Costa Louro, iniciativa da Câmara Municipal. Este prolongamento do processo ao longo de décadas será responsável pelo ecletismo da fachada, rica na decoração e marcada por seis portas e janelas em arco, com uma imponente sacada central também em arco de maior destaque. Mas o mais impressionante é a decoração do interior em estuques e painéis, e sobretudo a alegoria das pinturas do tecto.
É um teatro à italiana, com lotação da ordem dos 409 lugares em plateia e três ordens de camarotes no desenho original, notável na harmonia da curva da sala e na dimensão da boca de cena, decorada com motivos alusivos ao espectáculo, e com fosso de orquestra..
Vamos ver como fica o restauro: mas o projecto prevê, para além da recuperação da sala e do salão nobre,  a expansão do  Teatro pela absorção de edifícios contíguos onde se instalará toda a área de apoio ao palco, uma sala de cinema-estúdio e ainda a Academia Musical José Atalaya.

Intervenções e Restauros
E beneficia agora de obras de restauro, sob a orientação do Arquitecto Gonçalo Luís da Costa Louro, iniciativa da Câmara Municipal.
Modo de funcionamento
Em restauro.
Morada
Rua Monsenhor Vieira de Castro
4820-279
FAFE
Web site
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA – Luis Francisco Rebello, “O Teatro de Camilo”, ed.ICLP, Lisboa 1991; Luís Soares Carneiro, “Teatros Portugueses de Raiz Italiana”, ed. policopiada, FAUP 2002; Duarte Ivo Cruz, “História do Teatro Português, verbo ed. Lisboa, 2001
Data de atualização
10/03/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,970