"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEATRO DA TRINDADE

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Fundação INATEL
Descrição

Passados mais de 140 anos desde a fundação ocorrida em 1867,  privado do grande salão de baile, vendido e demolido  em 1926, mesmo assim o Teatro da Trindade representa um modelo arquitetónico de Teatros oitocentista à italiana,  que resisitiu à especulação imobiliária, às novas centralidades urbanas e até à menor adequação da estrutura de camarotes à exploração cinematográfica: pelo contrário – o cinema é exibido pela primeira vez no Trindade em 1913 e nos anos 30/40, sob a designação de Cine-Teatro da Trindade, assistiu-se lá a um certo surto de estreias de filmes portugueses, com destaque para o excelente "Amor de Perdição", de António Lopes Ribeiro (1943) estreia de Cármen Dolores. E estes nomes, como o de Francisco Ribeiro e tantos mais, serão recorrentes no historial do Trindade.

Na origem esteve uma "sociedade capitalista", como então se dizia, constituída em 1866 sob a designação de Sociedade do Teatro da Trindade. O nome provem de um antiquíssimo Convento da Trindade, erguido no logradouro que então era arrabalde da cidade. Resistiu ao terramoto, mas de 1735 a 1739 já funcionou, nos Palácios contíguos, de que há ainda vestígios, uma Academia da Trindade, primeiro Teatro popular de ópera dirigido pelo italiano Alexandre Paghetti.

O Teatro atual, devido à traça do Arquiteto Miguel Evaristo de Lima Pinto, herdou a tradição mas não a traça. De assinalar o belo frontão da sala,  da autoria de Leopoldo de Almeida, colocado nos anos 30 do século passado e os 12 medalhões do teto, representando dramaturgos, segundo projeto de José Procópio, discípulo dos grandes cenógrafos Rambois e Cinatti.

O Trindade foi sempre um teatro de projeto, a partir de companhias consistentes e de grandes nomes. O ator Taborda, nas suas memórias, lembra que "a primeira voz que se ouviu neste tetro foi a minha", na estreia de um drama de Ernesto Biester, então dramaturgo de referência, denominado "A Mãe dos Pobres".

O Trindade tem sido mais recentemente um teatro de acolhimento. Mas como tal, representa e cumpre uma função cultural e popular de grande importância.

Intervenções e Restauros

Em 1962, o Teatro da Trindade é adquirido pela FNAT, hoje Fundação INATEL.
Para além de um notável restauro da sala, o Trindade assumiu-se num projeto global de teatro declamado, teatro de ópera com destaque para as sucessivas temporadas da Companhia Portuguesa de Ópera, dirigida por Serra Formigal, mas que recentemente retomou a tradição e como teatro erudito e popular, numa acção de qualidade aberta também ao intercambio e acolhimento de companhias portuguesas e estrangeiras.

Modo de funcionamento

Informações e reservas
grupos tel: 21-3425938
bilheteiras tel: 21-3420000
fax: 21-3225739

Bilheteira - Horário de Funcionamento
3ª: 14h>18h | 4ª a sáb: 14h>20h
Nos dias dos espectáculos até meia hora depois do início do mesmo.

Visitas a vários espaços do Teatro da Trindade
Horário: mediante reserva
Preço: 2€
Condições: máximo de 20 participantes / mínimo 10
Informações e Reservas: Joaquim Paulo Nogueira
Contactos: jpnogueira@inatel.pt | Tel. 21 342 32 00

Morada
Rua Nova da Trindade, 9
1200-301
Lisboa
Telefone
21 342 3200
Fax
21 322 5739
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Bibliografia

Sousa Bastos, "Diccionário do Theatro Português" Lisboa 1898;
Luís Soares Carneiro, "Teatros Portugueses de Raiz Italiana", ed policopiada FAUP 2002;
Tomaz Ribas "O Teatro da Trindade" ed Lello e Irmão Porto 1993;
Duarte Ivo Cruz, "Teatros de Portugal" ed. INAPA 2005

Data de atualização
02/01/2017
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,140