Ruy Luís Gomes
Nasceu no Porto em 5 de Dezembro de 1905 e faleceu em 27 de Outubro de 1984. Fez o doutoramento em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra e foi professor na Universidade do Porto em 1929, tendo sido afastado do ensino, em 1947, devido às suas convicções políticas. Por esse motivo, ausenta-se do país, e em 1962, lecciona na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil).
No ano seguinte, é regente do curso de Análise Superior, e em 1966, passa a reger o curso de Tópicos de Análise para o bacharelato em Matemática. Ensina também na Argentina, a partir de 1967, na Universidade de Rosário. Regressa a Portugal, após a revolução de 25 de Abril de 1974, tendo sido reintegrado como professor catedrático da Faculdade de Ciências do Porto.
É nomeado reitor desta Universidade, e após ser aposentado por limite de idade, é-lhe atribuído o cargo de reitor vitalício.
Entretanto foi eleito para membro do Conselho de Estado. Ruy Luís Gomes, participou em variadíssimos eventos de carácter científico, nomeadamente, congressos, colóquios, conferências, sendo de destacar:
Colóquio Brasileiro de Matemática, (1959 e 1965); Congresso Internacional de Matemática (1968). Entre a sua vasta publicação de estudos científicos, contam-se entre outros: Integral de Riemann, (1949); A Função de Dirac. Sua Interpretação Matemática, obra em três volumes, (1950-1951); Sobre a Relação entre Integral de Riemann e Integral de Lebesgue, (1953).
Publicou ainda diversos artigos científicos em revistas da especialidade, por exemplo: «Cinemática de Um Corpo Rígido em Relatividade», (1956); «Funções Duplamente Periódicas - Funções Elípticas», (1963); «Une Nouvelle Démonstration d’Une Généralization du Théorème de Representation de Riess», em colaboração com Fernando Cardoso, (1965); «Démonstration d’Une Proprieté Fondamentale de la Mesure de Radon sur Complement Regulier sans l’Intervention du Compactifie», (1967).
Além de ter sido colaborador e director de edições científicas, contribuiu para a fundação de várias instituições, entre outras: Observatório Astronómico da Universidade do Porto; Centro de Estudos Matemáticos do Porto; Junta de Investigação Matemática; Sociedade Portuguesa de Matemática; Instituto Abel salazar de Ciências Biomédicas.
|