"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museu Etnográfico Municipal

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Vila de Rei

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila de Rei
Descrição

A homenagem aos usos e costumes antigos

O Museu Etnográfico de Vila de Rei, situado no centro histórico, está instalado na antiga Casa do Patronato, uma das mais antigas da vila. Recria uma casa agrícola típica do século XIX e início do século XX, onde se pode ver uma coleção de dimensão considerável de diversos objetos ligados à vida rural e aos ofícios tradicionais, desde o colchão de camisas de milho, às candeias de azeite, a barrela da roupa, a adega ou a picota para tirar a água do poço.

Retrata igualmente aspetos do dia a dia da lavoura bem como todo um conjunto de atividades e profissões tradicionais, como o processo de produção do vinho, a matança do porco, os ofícios do sapateiro, do ferreiro, do apicultor, do oleiro ou mesmo do resineiro.

Do quarto dos pais, da rapariga e do rapaz, à sala onde a família ceava em ocasiões especiais, cada qual possui uma série de objetos da época como o oratório, o lavatório, a cama de ferro, o colchão de camisas de milho ou os brinquedos de lata e madeira. Na despensa guardam-se em potes de barro o mel, os queijos e os chouriços, e nas talhas as azeitonas e o azeite. Mais à frente, na cozinha, podem ver-se a trancela onde se faziam os queijos, a panela de ferro, as candeias de azeite e os armários com os cântaros da água.

Lá fora estão a barrela da roupa e o forno de cozer pão, bem como os utensílios do carpinteiro, do sapateiro, os cortiços das abelhas e os objetos utilizados no ciclo do linho e na matança do porco. Mais abaixo, para além da exibição de utensílios da lavoura, retratam-se os ofícios do oleiro, do ferreiro, do serrador e do resineiro, mostrando-se como se fabricavam as telhas de canudo. E não falta a picota para tirar a água do poço.

Na cave do edifício situa-se a adega, onde se fabricava vinho e aguardente e se guardavam o azeite e os cereais. Ali estão uma prensa de um lagar romano e uma talha pertencente à comenda de Vila de Rei com que se recebiam pagamentos em azeite.

Modo de funcionamento
Horário:
De terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Encerra às segundas e feriados.
Morada
Rua Direita
6110-212
Vila de Rei
Telefone
274 890 010
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Bibliografia
Autor: Célia Domingues
Fotografias: Câmara Municipal de Vila de Rei
in "Museus, espaços de memória"
revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012
Data de atualização
18/12/2013
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,394,937