"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centro Cultural Raiano

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Descrição

Um castelo que defende a cultura e as relações transfronteiriças

Inaugurado em 1997, o Centro Cultural Raiano, situado na Avenida Joaquim Morão, em Idanha-a-Nova, apresenta uma volumetria sólida e granítica com poucas aberturas para o exterior, o  que leva que muitos compararem o edifício a um castelo, o mais recente castelo Raiano. Epíteto que ganha relevo quando se verifica a função com que foi construído, ou seja, cabe ao Centro Cultural Raiano e às pessoas que o dinamizam vencer a batalha da desertificação com um papel preponderante na dinamização cultura da região e simultaneamente com o objetivo de fortalecer e fomentar as relações  transfronteiriças.

Por tudo isto foi com naturalidade que o Centro Cultural Raiano foi escolhido como sede da Rede Museológica Municipal. É partir dali que cada projeto é pensado, desenhado e posto em prática. E é também ali que que estão visíveis vários aspetos da Etnografia da região. O espaço compreende vários núcleos, recolhidos localmente e que caracterizam diversos aspetos da cultura material e económica, arqueológica, e das artes plásticas do território.

Entre outros, destacam-se a exposição Agricultura nos Campos de Idanha); da olaria  e a exposição Oleiros de Idanha; partes de um extenso acervo, em reserva,  que inclui temáticas como a pastorícia; o espaço doméstico;  a faiança e o mobiliário.

Na vertente da arqueologia, o Centro Cultural compreende vários espólios provenientes de diversos contextos arqueológicos escavados na região, com especial destaque para os provenientes do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha.

Já nas artes plásticas, é a fotografia que constitui o principal ponto de interesse, encontrando-se representados vários autores nas suas coleções, entre os quais, Inês Gonçalves, Albano da Silva Pereira, Luís Pavão, Hélder Ferreira, João Azevedo, Duarte Belo, Orlando Ribeiro, Eduardo Grilo, Bernard Cornu e João Pereira.

Enquanto sede da rede museológica e em termos físicos, o Centro Cultural Raiano tem ainda uma sala de reservas e um espaço de laboratório de restauro, dois auditórios (um interior - utilizado para a presentação de cinema, e eventos de diversas áreas, e outro exterior – utilizado essencialmente para eventos na áreas dos espetáculos. É ainda aqui que estão instalados os serviços centrais do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, extensa área classificada que integra vários concelhos da Beira Interior Sul, do qual o município de Idanha-a-Nova é uma das regiões mais significativas em termos de património geológico de toda a região.


Exposição Agricultura nos Campos de Idanha

Modo de funcionamento

Exposições | Horário de Funcionamento:
de 3ª feira a domingo, das 10h às 12,30h e das 14h às 18,30h.

Encerra: 2ª feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, feriado municipal (Senhora do Almortão: terceira 2ª feira depois da Páscoa) e 25 de dezembro.

Morada
Zona Nova de Expansão
6060-101
Idanha-a-Nova
Telefone
277 202 900
Fax
277 202 944
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Bibliografia

Autor: Catarina Canotilho
Fotografias: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012

Data de atualização
16/12/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,304