"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centro Cultural Raiano

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Descrição

Um castelo que defende a cultura e as relações transfronteiriças

Inaugurado em 1997, o Centro Cultural Raiano, situado na Avenida Joaquim Morão, em Idanha-a-Nova, apresenta uma volumetria sólida e granítica com poucas aberturas para o exterior, o  que leva que muitos compararem o edifício a um castelo, o mais recente castelo Raiano. Epíteto que ganha relevo quando se verifica a função com que foi construído, ou seja, cabe ao Centro Cultural Raiano e às pessoas que o dinamizam vencer a batalha da desertificação com um papel preponderante na dinamização cultura da região e simultaneamente com o objetivo de fortalecer e fomentar as relações  transfronteiriças.

Por tudo isto foi com naturalidade que o Centro Cultural Raiano foi escolhido como sede da Rede Museológica Municipal. É partir dali que cada projeto é pensado, desenhado e posto em prática. E é também ali que que estão visíveis vários aspetos da Etnografia da região. O espaço compreende vários núcleos, recolhidos localmente e que caracterizam diversos aspetos da cultura material e económica, arqueológica, e das artes plásticas do território.

Entre outros, destacam-se a exposição Agricultura nos Campos de Idanha); da olaria  e a exposição Oleiros de Idanha; partes de um extenso acervo, em reserva,  que inclui temáticas como a pastorícia; o espaço doméstico;  a faiança e o mobiliário.

Na vertente da arqueologia, o Centro Cultural compreende vários espólios provenientes de diversos contextos arqueológicos escavados na região, com especial destaque para os provenientes do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha.

Já nas artes plásticas, é a fotografia que constitui o principal ponto de interesse, encontrando-se representados vários autores nas suas coleções, entre os quais, Inês Gonçalves, Albano da Silva Pereira, Luís Pavão, Hélder Ferreira, João Azevedo, Duarte Belo, Orlando Ribeiro, Eduardo Grilo, Bernard Cornu e João Pereira.

Enquanto sede da rede museológica e em termos físicos, o Centro Cultural Raiano tem ainda uma sala de reservas e um espaço de laboratório de restauro, dois auditórios (um interior - utilizado para a presentação de cinema, e eventos de diversas áreas, e outro exterior – utilizado essencialmente para eventos na áreas dos espetáculos. É ainda aqui que estão instalados os serviços centrais do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, extensa área classificada que integra vários concelhos da Beira Interior Sul, do qual o município de Idanha-a-Nova é uma das regiões mais significativas em termos de património geológico de toda a região.


Exposição Agricultura nos Campos de Idanha

Modo de funcionamento

Exposições | Horário de Funcionamento:
de 3ª feira a domingo, das 10h às 12,30h e das 14h às 18,30h.

Encerra: 2ª feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, feriado municipal (Senhora do Almortão: terceira 2ª feira depois da Páscoa) e 25 de dezembro.

Morada
Zona Nova de Expansão
6060-101
Idanha-a-Nova
Telefone
277 202 900
Fax
277 202 944
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Bibliografia

Autor: Catarina Canotilho
Fotografias: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012

Data de atualização
16/12/2013
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,398,083