"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Atelier-Museu Júlio Pomar

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Lisboa
Equipa Técnica
Dirigido por Sara Antónia Matos
Descrição

O Atelier-Museu Júlio Pomar, que inaugurou no dia 5 de abril de 2013, é a mais recente estrutura museológica a integrar um conjunto de equipamentos culturais do município de Lisboa, que visa promover junto dos públicos um acesso às artes e à produção cultural. Operando no domínio da arte contemporânea, procurando abarcar a pluralidade de expressões que constituem o seu corpus atual, o Atelier-Museu será palco de diversas exposições e eventos, procurando disseminar a liberdade do olhar, a postura crítica e a abertura que caracteriza o autor que lhe dá nome.

O espaço, que agora se abre à cidade, dirigido por Sara Antónia Matos, testemunha a vontade da Câmara Municipal de Lisboa ampliar o espaço de discussão crítica, expandir perspetivas, receber outros criadores e pensadores.

Exposição de abertura - Em Torno do Acervo
Curadoria: Sara Antónia Matos
06.04//29.09.2013

A exposição de abertura intitulada Em Torno do Acervo revela parte do acervo que a Fundação Júlio Pomar deposita neste museu municipal e procura sinalizar alguns dos períodos mais relevantes da obra do artista. Além de obras pertencentes ao depósito, a exposição inaugural engloba outras emprestadas por instituições de relevo e coleções onde o artista está representado, que se consideram fundamentais no percurso do autor. No total, são apresentadas ao público cerca de uma centena de obras.

A exposição configura-se em quatro núcleos principais, que permitem revisitar o percurso do artista em diferentes fases de produção, desafiando o espectador a descobrir as relações entre as obras, entre as diferentes linguagens adotadas e a refletir sobre as questões que nelas se colocam.

História e enquadramento do projeto Arquitetónico

Em 2000, a Câmara Municipal de Lisboa adquiriu um antigo armazém na Rua do Vale, na freguesia das Mercês, inicialmente destinado a ser o atelier do artista. A ideia de atelier tornou-se de tal modo fundadora no âmbito do projeto que ainda hoje figura no nome do equipamento que aí veio a ser criado – Atelier-Museu.

A obra de requalificação prolongou-se por vários anos e, em 2010, foi decidido, em conjunto com o artista, transformar o edifício num Museu, passando este a integrar a rede de estruturas museológicas do município.

Considerando que se destinava a ser um espaço público com valência no campo das artes, tornou-se necessário adaptar o edifício ao novo propósito e dotá-lo dos apetrechos necessários ao pleno funcionamento do museu, ficando o projeto de remodelação do espaço a cargo do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

De recorte austero e linhas depuradas, integrando-se discretamente na malha arquitetónica do bairro, o edifício, composto por dois pisos, apresenta um corpo central de área expositiva, duas reservas, zonas de serviço, escritório e receção, escondendo um pátio exterior em seu redor por onde é feito o acesso dos visitantes.

Dispõe ainda de um conjunto de equipamentos de auditório, com meios audiovisuais e capacidade para 60 lugares sentados, adaptável ao espaço e a cada situação pontual, permitindo a realização de conferências, lançamento de livros/catálogos e o acolhimento de outros eventos.

O Atelier-Museu Júlio Pomar conta com um acervo de várias centenas de obras, doadas pelo artista à Fundação Júlio Pomar e depositadas por esta no Atelier-Museu.

A relevância deste acervo inclui pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, colagens e assemblage.

Sara Antónia Matos
Formada em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Curatoriais, realizou o Doutoramento (2007-2012) com a tese: “Da Escultura à Espacialidade”. Tem colaborado com diversas instituições ligadas à arte, editou livros e ensaios publicados em catálogos e revistas internacionais. Desenvolve a sua atividade entre o ensino, a prática artística e a curadoria.

Modo de funcionamento
Horário: Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 18h00
Encerrado: Segunda-feira
Entrada livre
Autocarros: 713, 727
Metro: Rato, Cais Sodré e Chiado
Eléctrico: 28
Morada
Rua do Vale, nº 7
1200-472
Lisboa
Telefone
218 172 111
Fonte de informação
Atelier-Museu Júlio Pomar
Data de atualização
02/05/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,102