"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Patrimonivs - Museu de Arte e Cultura

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Covilhã

Tipo de Património
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal da Covilhã
Descrição

O Patrimonivs - Museu de Arte e Cultura, inaugurado em Agosto de 2008, veio devolver à comunidade covilhanense um vasto espólio, devidamente recuperado, que ao longo de anos se foi armazenando nas instalações da Câmara Municipal, responsável pela criação e abertura desta unidade museológica, situada na Rua António Augusto de Aguiar, a poucos metros da principal sala de visitas da cidade, o Pelourinho (Praça do Município).

Instaurado num edifício do início do século XX, com projeto de Ernesto Korrodi, que serviu de instalações ao Banco Nacional Ultramarino, apresenta um espaço de exposição distribuído por cinco pisos.

 

O primeiro aloja material arqueológico do período Proto-histórico e Romano. Os dois seguintes apresentam peças de pintura e escultura, na sua maioria originárias do antigo colégio de Nossa Senhora da Conceição, destacando-se um conjunto de portadas com decoração brutesca e emblemática alusiva ao Sagrado Coração de Jesus.

No quarto piso podem ser vistos os quadros existentes no salão nobre dos antigos paços de concelho, a conhecida tapeçaria da autoria de António Lopes, algumas telas de Eduardo Malta e várias peças que evocam as personagens de frei Heitor Pinto e Pero da Covilhã. No último piso encontram-se obras da contemporaneidade, de alguns artistas locais que atualmente enriquecem o universo cultural da Covilhã e do concelho.

Do acervo arqueológico a apresentar salienta-se a "pedra do guerreiro", uma peça da Idade do Ferro; várias peças de cerâmica, numismática e ungentários da época romana. A enriquecer a coleção estarão ainda patentes ao público reproduções dos documentos mais significativos da história da cidade, desde pergaminhos medievais a contemporâneos.

O visitante poderá ainda admirar um vasto conjunto de obras de arte, pinturas, esculturas e objetos de arte sacra e civil, recuperadas pelo Município, das quais se destacam alguns quadros de Morais do Convento e de Eduardo Malta, célebres artistas covilhanenses.


in "Museus, espaços de memória"
revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012

Modo de funcionamento

Entrada Livre / Visitas guiadas com marcação prévia
Terça-feira a Domingo, 10h00 às 18h00

[GPS: N 40º16’46.95’’ | O 7º30’14.50’’]

Morada
Rua António Augusto de Aguiar, n.º 100 - 106
6200
Covilhã
Telefone
(00351) 275 313 352
Fonte de informação
Jornal do Fundão
Data de atualização
19/11/2014
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,390,211