"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Penafiel

Distrito: Porto
Concelho: Penafiel

Tipo de Património
Descrição

Penafiel é um concelho de forte vocação e apelo turísticos. As suas manifestações de interesse perpassam vários domínios, como sejam, o seu património, a sua gastronomia, as suas paisagens naturais, as suas tradições, feiras e festividades, às quais acrescem as estruturas turísticas construídas e em construção.

A PAISAGEM NATURAL

Penafiel é um concelho de montes, vales e rios, que pode ser fruído a partir de vários pontos e lugares. Deixa-se, todavia, a sugestão de aproveitar os belos planos de água decorrentes da albufeira do Tâmega ou as encostas agrestes do Douro.

O PATRIMÓNIO

Penafiel é também um concelho onde se percebe a intensa humanização de que o seu território foi alvo, ao longo de vários milénios. Assim, podem ser apreciados vários monumentos que a arte humana ofereceu à luz do dia, desde os imemoriais tempos pré-históricos.

Aqui podem ser visitados a Anta de Santa Marta, o Menir de Luzim, gravuras rupestres e várias necrópoles.

É também neste território que pode ser visitado um dos maiores castros do Noroeste Peninsular – o Monte Mozinho (Galegos). Trata-se de uma cidade proto-romana, coeva do início da era, que tantos estudiosos e visitantes tem atraído para dentro dos seus limites. Integra a recentemente criada Rota dos Castros e Verracos da Fronteira Hispano-Lusa, juntamente com as Deputações de Ávila e Salamanca (Espanha) e os municípios de Miranda do Douro e Mogadouro, projecto financiado pelo Interrreg IIIA. Ali foi recentemente inaugurado o seu Centro Interpretativo, a zona de acolhimento de arqueólogos e vigilantes (apoiados pela ON, medida Cultura) e quatro modernas esculturas de outros tantos artistas. É intenção do Município continuar a beneficiar a zona de acolhimento dos visitantes.

Também merecem um especial relevo, os monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa (apoiada pela ON – AIBT Vale do Sousa), a saber, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa (onde se encontra o túmulo de Egas Moniz), a Igreja de S. Gens (Boelhe), a Igreja da Gândara (Cabeça Santa), a Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios (Eja), os Túmulos da Igreja de S. Pedro de Abragão, o Memorial da Ermida (Irivo) e a ponte de Espindo (entre Bustelo e Lodares/Lousada).

Também é de evidenciar o património e arquitectura rurais, existentes em vários lugares e aldeias do concelho, com especial incidência para as Aldeias Preservadas de Quintandona (Lagares) e Cabroelo (Capela),  e de Entre-os-Rios, em recuperação.

Recomenda-se ainda a visita do Mosteiro Beneditino de Bustelo e o aqueduto que se ergue na sua envolvente, bem como o Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro) e o Centro Histórico da cidade.

A GASTRONOMIA

Ninguém fica indiferente à gastronomia penafidelense, que pode ser apreciada, em todas as épocas do ano, em qualquer um dos restaurantes que se estendem pelo concelho.

Desde logo, é de salientar a Lampreia (e o Sável), iguarias celebradas através da Rota da Lampreia, promovida pelo Município todos os anos na sua época, aqui especialmente confeccionada na modalidade de arroz (à Entre-os-Rios) e à Bordalesa.

Mas também são dignos de registo e boa degustação o cabrito assado no forno e o cozido à portuguesa e, na doçaria, os bolinhos de amor, as tortas de S. Martinho, a Sopa Seca e o Pão-de-Ló de Rio de Moinhos.

Como não podia deixar de ser, o vinho verde é também rei nas mesas penafidelenses, ou não fosse este o concelho com maiores responsabilidades na sua produção e exportação.

AS TRADIÇÕES, FEIRAS E FESTIVIDADES

Durante todo o ano, temos para oferecer ao nosso visitante algumas das tradições, feiras e/ou festividades desta terra.

Logo em Janeiro poderá ser uma oportunidade para assistir ao cantar das Janeiras ou dos Reis, a que se segue, logo em Fevereiro, é a época do Serrar da Velha e do Carnaval.

Com a Primavera, chegam as festas pascais, tão enraizadas na nossa cultura, salientando-se: as Endoenças de Quinta-Feira Santa, em Entre-os-Rios (Eja), que deslumbram qualquer um pelo belo espectáculo de luz proveniente de dezenas de milhares de velas colocadas nas margens e leitos dos rios Douro e Tâmega; a Paixão do Senhor, que ocorre no dia de Sexta-Feira Santa, na cidade de Penafiel; os cortejos decorrentes das dezenas de “compassos” em todas as aldeias do concelho e, na segunda-feira de páscoa, a romaria da Senhora da Saúde, em Bustelo.

No final da Primavera, chegam as Festas do Corpo de Deus, únicas no país e no mundo por, ao longo de cerca de seiscentos anos, preservarem a matriz sacra e profana da sua procissão.

Em Agosto, é tempo de evidenciar as potencialidades económicas e agrícolas da região através de AGRIVAL que, após mais de 25 anos, atrai anualmente mais de cem mil visitantes.

Com a chegada do Outono, chegam mais festas e romarias. Destacando-se, nos finais de Outubro, a concorrida romaria de S. Simão (Urrô), tempo já para as primeiras provas do vinho novo e, ainda antes das festas natalícias, a Feira de S. Martinho, que ocorre entre os dias 10 e 20 de Novembro, e que ao longo dos séculos tem atraído dezenas de milhares de visitantes à cidade de Penafiel, para uma feira única, sobretudo pela tradição do vinho novo, da castanha, do gado e das compras para o Inverno.

AS ESTRUTURAS TURÍSTICAS

Para potenciar todo o manancial turístico que este concelho alberga, tanto os públicos como os privados estão a preparar o futuro, criando e adaptando equipamentos públicos que garantem a qualificação do território penafidelense na temática turística.

Em primeiro lugar, é de realçar a beneficiação e recuperação do Parque Termal de S. Vicente, que alberga um Balneário Romano e que dispõe de uma água termal, de inegável qualidade. Um moderno equipamento de tratamento termal, de saúde e de lazer, com total respeito pela tradição e património do lugar. Juntamente com as Termas da Torre – Entre-os-Rios (Portela/Eja) em pleno funcionamento (INATEL), integram a boa oferta termal de que Penafiel tem grandes tradições.

Em segundo lugar, é de referir a recuperação da Frente Ribeirinha de Entre-os-Rios (Eja) que permitiu requalificar este belo espaço ribeirinho e dotar o local de um dos maiores cais de acostagem para barcos de grande porte, do rio Douro, através do qual poderão entrar no concelho de Penafiel e na região os inúmeros turistas que, anualmente, partem à aventura deste maravilhoso rio.

Depois, é de sublinhar a nova unidade hoteleira de grande qualidade na cidade, um hotel de quatro estrelas (Penafiel Park Hotel) situado junto ao Parque da Cidade e/ou Centro de Exposições, e que acresce, ao já anteriormente existente, Hotel (PenaHotel).

É também digna de distinção, a moderna estrutura em pleno Centro Histórico, o novo Museu Municipal (com Parque de Estacionamento subterrâneo e pequeno Auditório acoplados). Trata-se de uma obra da traça da família Távora (Fernando e Bernardo) que evoluiu a partir da recuperação do Palácio Pereira do Lago (Antigo Colégio do Carmo) e da ocupação dos espaços envolventes. Esta obra, disponibiliza salas dedicadas à etnografia penafidelense, à história da cidade, à arqueologia e a exposições temporárias.

Todos estes equipamentos somados aos espaços já referidos, nomeadamente os monumentos integrados na Rota do Românico e o Centro Interpretativo do Castro do Monte Mozinho, constituem, um motivo acrescido para visitar Penafiel!

Aguardamos pela sua visita…!


Informações sobre:

>> Alojamento

>> Restauração

>> Gastronomia

>> Tradições, Feiras e Festividades 

>> Património Classificado

>> Parques e Jardins

Fonte de informação
Câmara Municipal de Penafiel
Data de atualização
04/08/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,683