"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas de Arouca

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Descrição

A população de Arouca manifestou sempre um respeito e uma veneração muito especial pelos seus mortos.
Ao longo das 20 freguesias do Concelho existem dezenas de "Alminhas", normalmente situadas à margem dos caminhos recordando a memória dos mortos. Há construções singelas, embora haja outras com certo valor artístico.

Designação: Alminhas da Barroca - Rossas
Época de Construção:
Séc. XIX
Tipologia: Arquitectura religiosa, ecléctica. Alminhas de caminho ecléctica num corpo único rectangular com cobertura de telhado tendo na fachada principal embasamento, vão de arco redondo, grade de ferro decorada com a data e inscrição gravada.

Designação: Alminhas do Cimo da Inha
Época de Construção: Séc. XVIII
Tipologia: Arquitectura religiosa, barroca. Alminhas de caminho barrocas num bloco único rectangular, tendo a frente flanqueada por pilastras, cornija no remate, nicho de arco redondo, cartela com inscrição e decoração com aletas aos lados.

Das muitas alminhas que se encontravam à beira das estradas, poucas são as que restam. Tinham por finalidade recordar, aos viajantes, aqueles que ainda sofriam no purgatório, pelo que além de uma lamparina de azeite sempre acesa, sinónimo de vida e da esperança, existia ainda uma caixa destinada a recolher esmolas para a celebração das missas.
O pequeno nicho albergava, na generalidade, um painel representando as almas entre labaredas, encimado por Cristo crucificado ou pela Virgem representando o céu.

Alminhas – Paço de Alvarenga

Alminhas - Albergaria da Serra

Fonte de informação
Câmara Municipal de Arouca
Data de atualização
22/07/2010
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,431,963