Algar do Carvão
Trata-se de uma reserva natural (geológica), classificada como área protegida. Localiza-se na caldeira do Guilherme Moniz. Tem placa de identificação à entrada.
As visitas são guiadas por elementos de "Os Montanheiros". O algar formou-se num vulcão do tipo "stromboliano" formado por dois cones que se elevam respectivamente a 578 m e 639 m (Pico do Carvão).
A entrada no interior do vulcão faz-se por uma abertura no cone menos elevado, permitindo que se desça até uma profundidade de cerca de 100 m. As lavas que foram expelidas são de grande profundidade (lavas jovens), muito fluidas, encheram a caldeira referida e extravasaram em seguida para Nordeste até Fontainhas (a 7 km) e alcançando o mar a Sul da ilha Terceira, no lugar da Feteira (a 9km).
Através da análise de um pedaço de tronco queimado que foi envolvido nesses magmas, obteve-se a informação da idade das mesmas: 2115 +/- 115 anos. A gruta está revestida de estalactites e estalagmites e apresenta depósitos de sílica branca, bem como, obsidiana negra. No seu ponto mais fundo existe um lago de água potável, com uma profundidade média de 15 m, originado pela infiltração das águas pluviais.