"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Anna Mascolo

Anna Mascolo
Tipo de Património
Biografia

Coreógrafa e bailarina italiana, natural de Nápoles. Nasceu no dia (18 de Dezembro de 1930)

Bailarina, professora, coreógrafa e directora artística. Portuguesa por casamento, começou a estudar dança, aos 10 anos, com a professora alemã Ruth Asvin, quando a sua família se fixou em Lisboa. Posteriormente frequentou a escola de dança do Conservatório Nacional, onde se diplomou em 1947. Fez parte, desde a sua fundação, em 1945 e até 1953, do Círculo de Iniciação Coreográfica (CIC) sob a direcção de Margarida de Abreu. Nesse grupo dançou papéis de destaque em obras como “Nova Chopiniana”, “Pássaro de Fogo”, “Quadros de Uma Exposição” e “Fêtes”.

Estudou em Nápoles com Bianca Gallizia, em 1950. Dois anos depois, participou numa série de recitais com Águeda Sena e Fernando Lima, no Teatro Monumental, genericamente intitulados “Tardes de Ballet”. Neles estreou a sua primeira criação: “A Morte e o Convidado”, para a Música de A. Katchaturian. A partir de Maio de 1953 – com o nome artístico de Anna Maria Drisi – dançou em vários países integrada no elenco da companhia do Marquês de Cuevas. Nela estudou com Bronislava Nijinska, Leonide Massine, Felia Doubrovska, George Skibine e Edward Gaton, tendo dançado papéis solísticos nos seguintes bailados: “Ange Gris” (G. Skibine), “La Tertulia ou Les deux Rivales” (Ana Ricarda e Irene Lidova), “Scarlatiana” (Vladimir Skouratoff), “Le Moulin Enchanté David Lichine), “Bodas de Aurora” (versão de B. Nijinska) e “Concerto de Chopin” (Bnjko).

Por razões de ordem familiar regressou a Portugal, tendo deixado a companhia em Dezembro de 1954. Desde que fundou, em 1958, o Estúdio-Escola de Dança Clássica Anna Mascolo, começou a dedicar-se especialmente ao ensino. Directora artística do Grupo Experimental de Ballet do fim do ano de 64 a meio do de 65 – agrupamento para o qual tinha criado a peça “Perfis” (musica Paul Hindemith, 1964) -, e do Grupo de Bailado Anna Mascolo (1969-73). De 68 a 75, entre outras realizações, Anna Mascolo como coreógrafa e bailarina principal do seu grupo, participou nas temporadas de ópera do Teatro da Trindade (“Sonâmbula”, “Bodas de Fígaro” e “Rigoletto”, em 68; “Traviata”, “Serrana” e “Bodas de Fígaro”, em 69; “Cármen”, “Rondino” e “Fausto”, em 70; “Elixir do Amor” e “André Chenier”, em 71 e “A Flauta Mágica” em 72 e 75. É professora da Escola de Dança do Conservatório Nacional desde 1975 e da Faculdade de Motricidade Humana da UTL a partir de 1983, onde permanece até 2001. Em 2007 comemora 50 anos de carreira, e os 50 anos do seu Estúdio-Escola.

 

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
Portugal 45-95 nas Artes, nas Letras e nas Ideias, coord. Vítor Wladimiro Ferreira, ed. Centro Nacional de Cultura, Lisboa, 1998
Data de atualização
02/04/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,169