"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Isabel Felix

Isabel Felix
Tipo de Património
Biografia

Isabel Santa-Rosa Felix (Casablanca, Marrocos, 18 de Fevereiro de 1931)

Bailarina, mestre de bailado, ensaiadora, coreógrafa e directora artística. De nacionalidade portuguesa, nasceu em Marrocos, onde estudou com a professora russa Mentine Patti no Conservatório de Casablanca. Terminou o curso em 1947, recebendo a Medalha de Ouro (do Conservatório) e diploma em “danças rítmicas e clássicas”. Estabeleceu-se em Portugal nesse mesmo ano, tendo seguidamente iniciado a sua carreira profissional no Grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, o único existente em Portugal nessa época.

Em 1960, constitui-se em Lisboa o Centro Português de Bailado e, no ano seguinte, o Grupo Experimental de Bailado, de que foi bailarina fundadora. Com o apoio da Fundação Gulbenkian, o GEB passa, em 1965, a Grupo Gulbenkian de Bailado (sob a direcção de Milko Sparemblek), e, em 1975, finalmente, a Ballet Gulbenkian. Em ambas as companhias dançou criações de Águeda Sena, Fernando Lima, Juan Corelli, John Butler, Jorge Garcia, Milk Sparemblek e Lar Lubovitch, bem como um vasto reportório de seu marido, o coreógrafo Carlos Trincheiras: “Dulcineia”, “Inter-Rupto”, “Satélites”, “O Trono”, “Arquipélago III”, etc. Ao lado dos bailarinos Carlos Trincheiras, Armando Jorge e Ger Thomas, dança obras como “O Lago dos Cisnes”, “Quebra Nozes”, “Giselle” e “Petruchka”.

No Verão de 77 deixou o Ballet Gulbenkian – então com a categoria de “Bailarina Principal Convidada” – para exercer o cargo de sub-directora do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, então dirigido por Jorge Garcia (temporada de 1978/79). Volta ao Brasil como Mestra-de-Bailado do “Grupo Corpo”, de Belo Horizonte e depois do “Grupo de Dança do Palácio das Artes”, da mesma cidade. A partir de 1981 estabeleceu-se na cidade de Curitiba/Paraná, onde exerceu, até 1993, as funções de Mestra-de-Bailado do Ballet do Teatro Guaíra (BTG). Em Janeiro de 1994 regressou a Portugal para assumir as funções de directora artística da Companhia Nacional de Bailado, cargo que deixou no Verão de 1996.

  • Directora artística da Companhia Nacional de Bailado 
  • Sub-directora do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Mestra-de-Bailado do Ballet do Teatro Guaíra
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
Portugal 45-95 nas Artes, nas Letras e nas Ideias, coord. Vítor Wladimiro Ferreira, ed. Centro Nacional de Cultura, Lisboa, 1998
Data de atualização
02/04/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,109