Património Material
Mosteiro de Pombeiro
Da traça original do imponente Mosteiro de Pombeiro sobressai, ainda hoje, a majestosa igreja de três naves com uma frontaria simples onde uma grandiosa rosácea surge enquadrada por duas torres quadrangulares.
O portal axial do séc. XIII, com seis arcos concêntricos ornamentados, está debaixo de uma abobada de arco abatido, convidando a entrar e a descobrir as inúmeras riquezas artísticas, saltando logo ao olhar atento do visitante, a imponência do interior, mas também a belíssima talha dourada da autoria de Frei José de Santo António Vilaça que decora a capela mor e o coro, onde repousam dois órgãos (um verdadeiro e um mudo).
Para além da estatuária e pintura religiosa, dois sarcófagos jacentes merecem um olhar mais atento, bem como as inúmeras pedras tumulares espalhadas pela igreja e claustros. Do antigo mosteiro, poderemos ainda apreciar a sacristia, uma parte do dormitório, a antiga biblioteca e uma parte dos claustros.
b) Redefinição e requalificação do adro do Mosteiro de Pombeiro. Projecto da responsabilidade da Câmara Municipal de Felgueiras.
FERNANDES, M. Antonino - Pombeiro e o seu fundador D.Gomes Aciegas. Felgueiras : CMF, 1991.
LACERDA, Aarão de – História da Arte em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1942.
LENCART, Joana - O costumeiro de Pombeiro : uma comunidade Beneditina no séc.
XIII. Lisboa : Editorial Estampa, 1997.
MEIRELES, António da Assunção, Frei - Memórias do Mosteiro de Pombeiro ; Leituário da Sé de Lamego. Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1942
RUY, José - A jóia no vale. Porto : Edições Asa , 1995.
SANTOS, Reynaldo dos - História da arte em Portugal. Porto : Portucalense Editora, 1953, vol. II.
SAO TOMÁS, Leão de ; MATOSO, José, 1933- , anot. - Beneditina Lusitana. Lisboa : INCM, 1974.