"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas da Residência (Rocas do Vouga)

Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Descrição

Nicho de cimento forrado com painel de azulejos azul e branco. No fogo do purgatório, figuras masculinas e femininas expiam as suas penas, erguendo os braços aos anjos acólitos que ladeiam a composição. Ao cimo, Nossa Senhora com o Menino, e a legenda, em tom de suplica: "Ó vós que ides passando / Lembrai-vos dos que estão penando". Destaca-se desta representação a ironia marcada pela presença de um frade, numa clara alusão à igualdade social depois da morte, mostrando que nem mesmo as entidades clericais estão isentas do fogo do purgatório.



Morada
Repousam junto às placas que indicam os caminhos para Couto de Esteves / Sanfis e Rocas, embutidas no muro da residência do pároco.
3800 – 200
Aveiro
Telefone
234 406 485
Fax
234 406 307
Web site
Fonte de informação
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Bibliografia

Alminhas - alegoria das almas do purgatório, muito representada em pequenos monumentos dispostos à beira de caminhos, encruzilhadas ou em registos de azulejos nos exteriores das casas. (in Dicionário Ilustrado de Belas Artes, Ed. Presença, Lisboa, 1985)

Data de atualização
23/10/2008
Agenda
Cinema e Vídeo

O que quero ver

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema 30 Dez 2024  |  21h30

Ver mais eventos
Visitas
100,595,724