"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Alminhas da Cruz (Nespereira de Baixo, Rocas do Vouga)

Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Descrição

Alminhas de grande valor artístico, assentes num bloco de pedra que lhes serve de suporte. Aqui inscreve-se o campo epigráfico rectangular, delineado por moldura de extremidades côncavas onde se pode ler a inscrição "Ó VÓS / QUE HIDES PA / SANDO LEM / VRAIVOS DE / NOS QUE ISTA / MOS PE / NANDO. Os erros atestam a ignorância do simples canteiro que esceveu a súplica em nome das almas do purgatóri. O apelo é encimado pela data de 1867, flanqueado pelas iniciais M.C. / C.O. Os dizeres, a moldura do nicho e a cruz, foram indevidamente avivadas a negro. O monumento em si apresenta decoração arquitectónica, com colunas lisas que suportam um frontão curvo. As suas dimensões totais são de 1,58 m por 53,5 cm.




Morada
Acede-se a elas através do caminho que se abre à direita das anteriores e, passados 100 m, deparamos com as alminhas junto á casa do Sr. Manuel Marques.
3800 – 200
Aveiro
Telefone
234 406 485
Fax
234 406 307
Web site
Fonte de informação
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Bibliografia

Alminhas - alegoria das almas do purgatório, muito representada em pequenos monumentos dispostos à beira de caminhos, encruzilhadas ou em registos de azulejos nos exteriores das casas. (in Dicionário Ilustrado de Belas Artes, Ed. Presença, Lisboa, 1985)

Data de atualização
22/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,290