Moinhos de Água (Pessegueiro do Vouga)
O moinho do Muro, de granito, com telhado, possui um cubo de pedra redondo, aberto e já não funciona. Se compararmos a edificação com outras tipologicamente semelhantes vemos que possui dimensões pouco usuais para este tipo de engenhos.
Relativamente perto situa-se o denominado Moinho do Pessegueiro. À semelhança do anterior também está abandonado, mas funcionou até há pouco tempo. Já adulterado devido à introdução de uma placa de cimento; na sua edificação foram utilizados materiais regionais dos quais se destacam o granito e a madeira.
Cinquenta metros acima deparamos com o moinho do Bertolo. Também muito alterado e abandonado, o engenho encontra-se debaixo de um enorme castanheiro que proporciona beleza e frescura, à sombra do qual o "viajante" poderá descansar e retemperar as suas forças.
A existência de um abundante número de moinhos marcou a toponímia desta freguesia e um pequeno curso de água foi baptizado com o nome de Ribeira dos Moinhos. Aqui localizam-se três unidades. A primeira é constituída por dois moinhos em ruínas. A segunda, bastante adulterada funcionou até há pouco tempo, enquanto a terceira é composta pelas ruínas do moinho da Torre.