"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centro Histórico de Avanca

Distrito: Aveiro
Concelho: Estarreja

Tipo de Património
Descrição

Situa-se em Estarreja na região de Aveiro . Com  fundação antiga, foi, desde o séc. XIII, doação de reis ao mosteiro de Arouca. Famosa por algumas casas nobres cuja arquitectura barroca  foi conservada, é sobretudo à casa museu Egas Moniz que deve a sua  importância de hoje. Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz estudou em Coimbra, viveu em Lisboa, mas a casa onde nasceu prendeu-o sempre à  sua terra natal. Inaugurada como casa museu em 1968, foi sob o olhar atento do médico e de sua mulher que esta casa da infância do ilustre médico foi transformada em museu. A Casa do Marinheiro, de seu nome, deve o seu plano ao Arquitecto Ernesto Korrodi e a decoração a Álvaro Miranda. As recordações de infância e depois , já na idade adulta, o tempo passado em longas temporadas com a mulher,  motivaram o cuidado e o gosto  colocado na modificação da casa. A selecção da colecção de arte exposta é bem representativa do  interesse e da paixão do médico pela arte. Aos objectos de arte que já possuía , o ilustre investigador foi acrescentando não só objectos pessoais de recordações familiares e pessoais, como também outros referentes aos seus trabalhos científicos.
Do mobiliário à cerâmica, da decoração arquitectónica aos objectos pessoais, o museu é testemunho de uma vida dedicada à ciência  e ao estudo. Ainda em Avanca, são de referenciar algumas casas famosas como a Casa do Outeiro, setecentista, ou mesmo a Casa do Mato, construída no séc. XVI, que,  com a casa museu, fazem parte do património cultural do local.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
19/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,091,609