Traje e bordados de Viana
Embora Viana seja considerada com exagero a capital do folclore português, o traje e os bordados merecem uma referência muito especial. Com efeito, o traje pode, sem dúvida, ser considerado o mais belo do país.
O traje típico é peculiar, sobretudo na freguesia de Ribeira Lima e no litoral. Contudo, são as lavradeiras que, na época das romarias, se apresentam vestidas a rigor: saias de listas vermelhas, brancas e pretas, azuis ou verdes, na vertical, com barra em baixo de uma destas cores dominantes, de acordo com a freguesia de onde vêm. O avental é rico no colorido e pode ser de riscas ou quadrados, mas sempre bordado, com uma algibeira solta, bordada por cima com frases de amor ou de amizade. Sobre o colete preto, um lenço de ramagens colorido traçado no peito. A camisa branca tem bordados a azul nas ombreiras e punhos. Na cabeça, um outro lenço com ramagens. Meias de renda feitas manualmente, chinelas de verniz preto com bordados brancos à frente. Sobre o peito, muito ouro: corações de filigrana, de ponta para cima ou para baixo, conforme o estado civil da portadora.
Os trajes de festa conforme o uso: de festa, de dó, de luto, de casamento ou de trabalho. No tempo do namoro, o presente é um lenço bordado, bem colorido, a confessar o sentimento, em frases curtas mas cheias de intenção.