Centro Histórico de Portalegre
Situada numa das mais belas regiões de Portugal, num planalto da Serra de S. Mamede e gozando de uma boa vista sobre a planície, a cidade de Portalegre tem grandes quintas, hortas e pomares. Hoje está fortemente industrializada e dedicada ao comércio.
Segundo a lenda, Portalegre foi fundada por Lysias que lhe deu o nome de sua filha falecida prematuramente. Os romanos ocuparam-na e elevaram-na a município, demonstrando a sua importância no reino. No séc. XVI burgueses e nobres endinheirados começaram a construir casas fora das muralhas, o que constitui hoje um dos melhores núcleos de património civil quinhentista e seiscentista da região de S. Mamede. É também nesta altura que a burguesia empreendedora se fixa na cidade desenvolvendo a indústria, especialmente a têxtil, considerada a melhor do país.
Ao longo do centro histórico pode admirar algumas fachadas de pedra trabalhada, portais e cunhais armoriados, janelas recortadas e algumas varandas de ferro forjado, que num todo conferem a Portalegre um ambiente único. A cidade tem um núcleo de património histórico notável, a contrastar com a cidade moderna onde os edifícios e os bairros novos são sinónimo de vitalidade e dinamismo da economia alentejana.