"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Villa Romana da Quinta de S. João

Distrito: Setúbal
Concelho: Seixal

Localização
Arrentela
Tipo de Património
Uso atual
Domínio Público Municipal. Área agrícola, parcialmente transformada para uso urbano.
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal do Seixal
Equipa Técnica
Câmara Municipal do Seixal - Jorge Raposo
Descrição
Achados de superfície e estruturas de villa romana, ainda insuficientemente caracterizadas, com necrópole associada.
Intervenções e Restauros
1950 – trabalhos agrícolas conduzem à identificação (e destruição) de sepulturas romanas e à recolha de algum espólio associado, datável dos sécs. I-II (duas moedas, fragmentos de ânforas e de cerâmica de construção).
1983-84 – o Ecomuseu Municipal do Seixal promove prospecções de superfície nalguns taludes, de onde resulta a recolha de outras duas moedas (provavelmente ambas do séc. III), fragmentos de ânforas, lucernas, terra sigillata, cerâmica comum e de construção.
1992 – uma equipa do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro realiza a prospecção geofísica de uma área superior a 6000 m2, detectando vários alinhamentos resistivos que poderiam corresponder a eventuais estruturas soterradas.
1994 – o EMS formaliza pedido de escavação arqueológica da zona, que veio a ser inviabilizado por oposição de última hora do proprietário de então.
2002-2003 – loteamento urbano parcial da Quinta de S. João, desencadeando intervenção arqueológica de emergência do EMS que, para além de abundante espólio (ânforas, cerâmica comum e de construção, terra sigillata, moedas e outros objectos metálicos, vidros, etc.), revelou parte das estruturas habitacionais da villa.
Modo de funcionamento
O sítio integra zona do domínio público municipal, mediante cedência à Câmara Municipal do Seixal “para fins de exploração arqueológica” (protocolo assinado em 19 de Setembro de 1997, cláusula 4ª).
Morada
Arrentela Quinta de São João / Quinta da Laranjeira
2840
Seixal
Fonte de informação
Câmara Municipal do Seixal
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge de (1988) – Roman Portugal. Warminster: Aris & Phillips Ltd., Vol. II, Fasc. 2, p. 127.
ARQUEOLOGIA no Concelho do Seixal (1994) – Al-Madan. Almada. IIª Série. 3: 123-124.
ARTHUR, Maria de Lourdes Costa (1950) – “Sepulturas Romanas na Quinta de S. João (Arrentela-Seixal)”. In Actas do XIIIº Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, Lisboa: Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências, Tomo VIII (7ª Secção (Ciências Históricas e Filológicas), pp. 673-683.
CARTA Histórica do Concelho do Seixal (1985) – Seixal: Câmara Municipal do Seixal, pp. 2-3.
FERREIRA, Carlos Jorge; SILVA, Carlos Tavares da; LOURENÇO, Fernando Severino e SOUSA, Paula, coords. (1993) – O Património Arqueológico do Distrito de Setúbal: subsídios para uma Carta Arqueológica. Setúbal: Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, p. 214.
GOMES, Maria Fernanda (1984) – “A Escola e a Arqueologia”. Al-Madan. Almada. Iª Série. 3: 57.
“PATRIMÓNIO a Proteger” (2002) – Ecomuseu Informação. Seixal, 25: 6-10.
QUINTA de S. João: contributo para o estudo de uma antiga propriedade agrícola (2003) – Ecomuseu Informação. Seixal. 28: 15-16.
RAPOSO, Jorge (2004) – “A Presença Romana na Quinta de S. João (Arrentela, Seixal): breve síntese de novos dados”. Al-Madan. Almada. IIª Série. 12: 82-94.
Data de atualização
25/01/2007
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,813,848