"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Villa Romana da Quinta de S. João

Distrito: Setúbal
Concelho: Seixal

Localização
Arrentela
Tipo de Património
Uso atual
Domínio Público Municipal. Área agrícola, parcialmente transformada para uso urbano.
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal do Seixal
Equipa Técnica
Câmara Municipal do Seixal - Jorge Raposo
Descrição
Achados de superfície e estruturas de villa romana, ainda insuficientemente caracterizadas, com necrópole associada.
Intervenções e Restauros
1950 – trabalhos agrícolas conduzem à identificação (e destruição) de sepulturas romanas e à recolha de algum espólio associado, datável dos sécs. I-II (duas moedas, fragmentos de ânforas e de cerâmica de construção).
1983-84 – o Ecomuseu Municipal do Seixal promove prospecções de superfície nalguns taludes, de onde resulta a recolha de outras duas moedas (provavelmente ambas do séc. III), fragmentos de ânforas, lucernas, terra sigillata, cerâmica comum e de construção.
1992 – uma equipa do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro realiza a prospecção geofísica de uma área superior a 6000 m2, detectando vários alinhamentos resistivos que poderiam corresponder a eventuais estruturas soterradas.
1994 – o EMS formaliza pedido de escavação arqueológica da zona, que veio a ser inviabilizado por oposição de última hora do proprietário de então.
2002-2003 – loteamento urbano parcial da Quinta de S. João, desencadeando intervenção arqueológica de emergência do EMS que, para além de abundante espólio (ânforas, cerâmica comum e de construção, terra sigillata, moedas e outros objectos metálicos, vidros, etc.), revelou parte das estruturas habitacionais da villa.
Modo de funcionamento
O sítio integra zona do domínio público municipal, mediante cedência à Câmara Municipal do Seixal “para fins de exploração arqueológica” (protocolo assinado em 19 de Setembro de 1997, cláusula 4ª).
Morada
Arrentela Quinta de São João / Quinta da Laranjeira
2840
Seixal
Fonte de informação
Câmara Municipal do Seixal
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge de (1988) – Roman Portugal. Warminster: Aris & Phillips Ltd., Vol. II, Fasc. 2, p. 127.
ARQUEOLOGIA no Concelho do Seixal (1994) – Al-Madan. Almada. IIª Série. 3: 123-124.
ARTHUR, Maria de Lourdes Costa (1950) – “Sepulturas Romanas na Quinta de S. João (Arrentela-Seixal)”. In Actas do XIIIº Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, Lisboa: Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências, Tomo VIII (7ª Secção (Ciências Históricas e Filológicas), pp. 673-683.
CARTA Histórica do Concelho do Seixal (1985) – Seixal: Câmara Municipal do Seixal, pp. 2-3.
FERREIRA, Carlos Jorge; SILVA, Carlos Tavares da; LOURENÇO, Fernando Severino e SOUSA, Paula, coords. (1993) – O Património Arqueológico do Distrito de Setúbal: subsídios para uma Carta Arqueológica. Setúbal: Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, p. 214.
GOMES, Maria Fernanda (1984) – “A Escola e a Arqueologia”. Al-Madan. Almada. Iª Série. 3: 57.
“PATRIMÓNIO a Proteger” (2002) – Ecomuseu Informação. Seixal, 25: 6-10.
QUINTA de S. João: contributo para o estudo de uma antiga propriedade agrícola (2003) – Ecomuseu Informação. Seixal. 28: 15-16.
RAPOSO, Jorge (2004) – “A Presença Romana na Quinta de S. João (Arrentela, Seixal): breve síntese de novos dados”. Al-Madan. Almada. IIª Série. 12: 82-94.
Data de atualização
25/01/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,093,242