"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Humberto da Silva Delgado

Distrito: Santarém
Concelho: Torres Novas

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu em Brogueira (Torres Novas), a 15 de Maio de 1906. Morreu assassinado em 13 de Fevereiro de 1965. Iniciou os estudos no Colégio Militar concluindo os mesmos em 1922. Ingressa na Escola Militar onde obtém o curso de Artilharia de Campanha em 1925. Segue-se a Escola Prática de Artelharia, cuja frequência termina em 1928. Entretanto tira o curso de piloto aviador, e nesse mesmo ano, toma parte no movimento do 28 de Maio que levaria à criação do Estado Novo, com o qual, mais tarde, irá entrar em confronto directo. Em 1938 ingressou no Corpo do Estado Maior, na qualidade de Oficial Aviador. Em 1958 o seu desacordo com o regime salazarista é evidente, ao candidatar-se como independente, à presidência da República pela oposição. Nessa altura os resultados eleitorais, segundo a versão oficial, atribui-lhe apenas 25% dos votos expressos, tendo Humberto Delgado contestado os mesmos. A coragem e o modo como pôs em causa o regime então em vigor, fez com que passasse a ser conhecido por "general sem medo". Em 1959, é demitido de Oficial da Força Aérea, pede na altura asilo político na Embaixada do Brasil, exilando-se do país. Defendeu por algum tempo o referendo sobre um plano de tipo federal para as colónias, mas mais tarde, em 1964, defenderia a auto-determinação das populações daqueles territórios.

Em 1961, afirmou-se como o responsável pelo assalto ao paquete Santa Maria levado a cabo por Henrique Galvão. Esteve ligado ao Movimento Nacional de Independência até 1962, e, em 1964, preside na Argélia à Junta Revolucionária Portuguesa, surgida no âmbito da Frente Patriótica de Libertação Nacional. Estabeleceu contactos com a oposição democrática espanhola, chegando mesmo a firmar alguns acordos. Depois de ter estreitado a ligação com a FPLN viria a afastar-se desta organização em finais de 1964, ficando numa posição isolada. Contudo, o General continuava a representar uma ameaça para o regime vigente, que lhe armou uma cilada através da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), quando o General julgava estar a preparar um golpe armado para acabar com a ditadura de Salazar. É assassinado por aquela polícia política, em Villanueva del Fresno (Espanha) em circunstâncias que levantaram grande celeuma e que ainda hoje não estão completamente clarificadas. Tornou-se num dos símbolos da luta contra o regime, tendo após o 25 de Abril de 1974 o seu nome inscrito na toponímia de várias cidades portuguesas.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
19/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,452