"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António Alçada Baptista

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Covilhã

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu na Covilhã em 29 de Janeiro de 1927. Licenciou-se na Faculdade de Direito de Lisboa. Constituiu uma das figuras ligadas ao movimento de «católicos progressistas» que teve um papel importante na oposição ao regime salazarista. Nesse âmbito destaca-se uma série de conferências iniciada por Alçada Baptista, com O Dever Social dos Católicos.

Foi um dos impulsionadores da criação de uma revista, que seria uma referência no debate de ideias - O Tempo e o Modo: revista de pensamento e acção -, cujo primeiro número saíu em 1963, e da qual foi director. Colaborou com a delegação portuguesa da Associção para a Liberdade da Cultura, que funcionava nas instalações do Tempo e o Modo, e na Editora Moraes (de que era proprietário), tendo em 1970, levado a mesma para o Centro Nacional de Cultura (por convite de Sousa Tavares). Foi presidente do CNC entre 1971 e 1972, ocupando depois o cargo de vice-presidente.

Na actividade jornalística teve a direcção de Edição Especial: semanário independente de informação, crítica e opinião, e foi director do jornal O Dia. Para além da editora que possuía e da sua obra escrita, Alçada Baptista, esteve ainda ligado ao meio literário através da acção que exerceu na presidência do Instituto Português do Livro.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

Os seus livros repartem-se entre o ensaio, a crónica e a ficção, salientando-se: Peregrinação interior (2 volumes, 1971 e 1982); Conversas com Marcelo Caetano (1973); O tempo nas palavras (1973); Uma vida melhor (1984); Os nós e os laços (1985); Catarina ou o sabor da maçã (1988); Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva: museu-escola de artes decorativas (1988); Um passeio por Lisboa (1989, texto bilingue português e inglês); Tia Suzana, meu amor (1989); O riso de Deus (1994); A pesca à linha: algumas memórias (1998).

Em colaboração publicou: Sítios que nos rodeiam (1991); O livro da Carris (1993). Traduziu e prefaciou diversos trabalhos. António Alçada Baptista, presidiu, ainda, a Comissão para as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de Junho).

Data de atualização
18/11/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,730,040