"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António Bartolomeu Gromicho

Distrito: Évora
Concelho: Alandroal

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu no Alandroal, a 24 de Agosto de 1891, tendo falecido a 17 de Agosto de 1964; era filho de D. Bernarda da Conceição Gromicho e de seu pai não consta o seu óbito.

Os seus primeiros estudos foram efectuados no Alandroal e, mais tarde, ingressou no Seminário de Évora, cujo curso não completou.Prosseguiu os estudos secundários no Liceu de Évora, que concluiu com o 7º ano.
Em Lisboa fêz o curso de Germânicas, tendo sido nomeado professor do Liceu de Évora, em 1916. Algum tempo depois, tornou-se professor efectivo do Liceu de Beja, de onde transitou para o de Évora, em comissão de serviço. A 3 de Janeiro de 1919, foi nomeado professor efectivo deste Liceu. A 18 de Março de 1929, foi elevado ao cargo de Reitor, lugar que só abandonou após 30 anos de reitoria, a 11 de Fevereiro de 1959, quando se aposentou. Durante a sua actividade nesse estabelecimento de ensino, fêz diversos melhoramentos.
Embora não tivesse nascido em Évora, dedicou-se inteiramente a esta cidade, e escreveu muito sobre ela.
Foi Vereador da Câmara Municipal, Presidente da Comissão Municipal de Turismo e do Grupo Pró-Évora, e duas vezes Deputado pelo Distrito à Assembleia Nacional, onde muito defendeu os interesses da região, entre os quais a famosa biblioteca Manizola, que regressou a Évora como seu património cultural.
Além disso, pertenceu a diversas agremiações de recreio, desportivas e culturais.
Também foi um grande conferencista, tendo proferido algumas conferências em diversas localidades do país, sempre com o mesmo tema: Évora.
Foi, igualmente, um dos fundadores da publicação municipal Cidade de Évora - Boletim da Comissão Municipal de Turismo, em Dezembro de 1942, onde inseriu colaboração seleccionada, entre outros.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
13/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,033,841