Personalidades
D. Miguel de Portugal
Nasceu em Évora, no início do séc. XVII, e faleceu em Lisboa a 3 de Janeiro de 1644. Era filho do 3º Conde do Vimioso, D. Luís de Portugal e de D. Joana de Mendonça, natural de Évora. Foi aluno do Colégio de S. Pedro, em Coimbra. Mais tarde, foi deputado do Santo Ofício nessa cidade. Inquisidor em Évora e cónego magistral na sua Sé, pertenceu ao Conselho-Geral do Santo Ofício.
A 13 de Novembro de 1635, D. João Coutinho, Bispo de Lamego, foi transferido para a Sé arquiepiscopal de Évora. Assim, considerada a Sé de Lamego vaga a 11 de Maio de 1637, foi nomeado D. Miguel de Portugal como Bispo de Lamego, tendo sido sagrado na igreja do Convento do Sacramento, em Lisboa, a 24 de Agosto de 1636. O deão António de Faria Tinôco foi encarregado pelo cabido de Lamego para o ir cumprimentar a 17 de Outubro a Lisboa, onde tomou posse por procuração. Em 1639, reuniu Sínodo e deu constituições ao Bispado.
Foi, igualmente, embaixador de D. João IV, tendo partido para Roma a 15 de Abril de 1641 e regressado a 18 de Dezembro de 1642.