Personalidades
Joaquim Augusto Câmara Manuel
Nasceu em Évora a 25 de Julho de 1907 e faleceu a 27 de Outubro de 1907. Era filho do engenheiro agrónomo José Eduardo de Calça e Pina da Câmara Manuel e de D. Carolina Pereira do Carmo da Câmara Manuel.
Impôs-se pelo seu mérito e amor ao trabalho, tendo exercido vários cargos de destaque: Vereador da Câmara Municipal de Évora, Presidente da Comissão Municipal de Turismo, Presidente do Lusitano Ginásio Clube, Secretário da Direcção do Grupo Pró-Évora, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade União Eborense (Bota Raza) e membro do Conselho Provincial da Junta da Província do Alto Alentejo, entre outros.
Colaborou, igualmente, com a imprensa local, da província e da própria capital., focando os inúmeros problemas da sua terra e do Alentejo.
Efectuou os seus estudos no Liceu de Évora até ao 4º ano, transitando depois para a Escola Técnica Secundária da Agricultura de Santarém, em Novembro de 1922, tendo concluído o curso de Regente Agrícola em Outubro de 1926.
Quando Carlos Pedrosa, proprietário e director do Notícias de Évora se ausentava, por vezes delegava-lhe a direcção do seu jornal.
Publicou diversos trabalhos de grande interesse para Évora, assinando sob diversas formas, quer por iniciais ou por pseudónimos. Dos numerosos originais destaca-se o Dicionário dos Histórico e Biográfico dos Artistas Eborenses.