"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Armando Pinto Correia

Distrito: Madeira
Concelho: Câmara de Lobos

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos em 1897 e faleceu em 1943. Teve uma vida muito activa como militar, político e escritor. Em 1924 foi nomeado ajudante de campo do General Gomes da Costa. A 18 de Abril de 1925 participou na revolta nacionalista do General Sinel de Cordes, pronunciamento percursor da revolução de 28 de Maio de 1926, de que foi o único ferido em combate. Foi nomeado ajudante de campo do governador de Timor, Teófilo Duarte. Em 1928 tomou posse do lugar de admnistrador da circunscrição de Baucau. Em 1934 foi nomeado admnistrador de primeira classe de Dili e também presidente municipal da mesma cidade. Em 1936 foi nomeado Inspector-Chefe dos Serviços Admnistrativos de Angola. Em 1941 foi nomeado Governador da Província de Zambézia. Como escritor legou as seguintes obras: "Gentio de Timor" (foi premiado com o 1º lugar no concurso de Literatura Colonial desse ano - 1935) e "Timor de lés a lés", publicado postumamente.

Prémios
Com a sua obra "Gentio de Timor" foi premiado com o 1º lugar no concurso de Literatura Colonial desse ano - 1935.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,747,129