"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António Aleixo

Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu em Vila Real de Santo António a 18 de Fevereiro de 1899. Foi guardador de cabras, soldado, polícia, emigrante, cauteleiro. Tornou-se poeta repentista e andava de feira em feira, a cantar e a tocar. Devido a problemas de saúde foi internado no sanatório de Coimbra, tendo morrido em 1949. O seu género preferido era a quadra, a qual dizia a sua dor, os seus anseios, a sua moral, a sua filosofia e a sua teoria literária. É o mais conhecido dos poetas populares portugueses e o Círculo Cultural do Algarve publicou-lhe o "Auto do Curandeiro", em 1950. Resultante da fusão de "Quando começo a cantar", "Intencionais", "Auto da Vida e da Morte", "Auto do Curandeiro", "Auto do Ti Jaquim", resultou um volume a que foi dado o título "Este livro que vos deixo", volume que tem tido numerosas reedições. Em 1978, foram publicados "Inéditos", de sua autoria.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
13/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,747,045