"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Américo da Costa Ramalho

Distrito: Guarda
Concelho: Almeida

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Américo da Costa Ramalho nasceu em Almeida, a 12 de Outubro de 1921. Licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1945; nessa Faculdade, em 1952, fez o doutoramento, tendo obtido alta classificação (19 valores). Em 1954, o Conselho da Faculdade, propõe-no para professor catedrático. Recebeu, entre 1947-49, uma bolsa de estudo do Instituto de Alta Cultura da Universidade de Oxford. Foi, ainda, professor visitante da New York University, entre 1959-62 e Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 1970-74. Exerceu a docência em várias universidades: no Brasil (Rio de Janeiro) - Universidade Federal, Universidade Estadual e Universidade de Santa Úrsula; em França (Paris) - Universidade de Paris e em Espanha nas Universidades de Granada e Salamanca. Em 1993, foi reeleito presidente da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos. É, ainda, sócio de diversas entidades científicas portuguesas e estrangeiras. Tem extensa bibliografia publicada. Em 1988, recebeu o Prémio Laranjo Coelho, pelo livro Para a História do Humanismo em Portugal I.

Prémios
Prémio Laranjo Coelho, em 1988, da Academia Portuguesa de História; Comendador da "Ordine Al Merito" de Itália.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,037,506