"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António Joaquim Granjo

Distrito: Vila Real
Concelho: Chaves

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

António Joaquim Granjo nasceu em Chaves, em 1881, vindo a falecer, em Lisboa, em 19 de Outubro de 1921. Tirou o Curso de Direito, em Coimbra, em 1907. Teve participação activa na propaganda republicana (entre as diversas actividades foi director do jornal "A República"). Grangeou prestígio por todo o país e veio a ser eleito, em 1911, para as Constituintes. . Esteve em França durante a Grande Guerra, como alferes miliciano, no C.E.P. onde se portou com valentia. Apesar das suas enormes qualidades, que lhe permitiram vir a ser ministro por quatro vezes, os governos do qual fazia parte nunca tiveram longa duração. Foi assasinado, junto ao Arsenal da Marinha, quando tinha, pela segunda vez, o cargo de Presidente do Governo. Outra faceta, onde mostrou qualidades foi a nível literário, nomeadamente na poesia, caso evidente no livro de Águas e no opúsculo Carta à Rainha D. Amélia. O seu nome figura na toponímia de Chaves.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,402