"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António José de Pinho Júnior

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Monção

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Natural da freguesia de Moreira, do concelho de Monção, formado em Direito no princípio deste século, apenas com 19 anos, cedo revelou qualidades que o imposeram como jornalista e advogado, na região que tanto amou. Na política, teve grande relevância, salientado-se entre os numerosos cargos que exerceu o de Governador Cívil do Distrito de Viana do Castelo, Provedor da Santa Casa Misericórdia de Monção, Conservador do Registo Civil e Presidente da Câmara Municipal. Como Presidente da Câmara operou a grande renovação das Caldas de Monção, em 1928, tendo-as dotado com um magnifíco parque, court de ténis, etc. Como jornalista colaborou em vários jornais - em quási todos da região e no "Primeiro de Janeiro" da cidade do Porto. Uma das facetas mais importantes era o espirito de coleccionador de peças de cerâmica. Valiosissímos espécimens existem, hoje, em casa de seus familiares, fazendo lembrar uma sala de museu.. Algumas dessas peças estão mais completas do que as expostas no Museu de Viana (destacando-se um prato), com pinturas de um motivo vianês - a saída da barra de S. Tiago, vendo-se o Castelo de S. Tiago da Barra. Além da antiga e apreciada cerâmica de Viana, possui outros espécimens em talha que completam o precioso recheio artístico da Casa da Praça de Deu-la-Deu.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/11/2008
Agenda
Teatro

Muances

Centro Cultural de Belém 15 Mar a 16 Mar 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,249,269