"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

João Verde (José António Rodrigues Vale)

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Monção

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

De seu nome José António Rodrigues Vale, nasceu em Monção e aí morreu em 1934. Poeta, jornalista, critíco literário e ensaísta, foi o primeiro Vice-Presidente do Instituto Histórico do Minho, director do jornal "A Aurora do Lima" de Viana do Castelo, fundador dos jornais monsanense "Deu-la-Deu", "O Alto Minho" e o Regional, colaborou no Independente "Terra Minhota", todos jornais monsanenses. Foi Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Monção durante cerca de 50 anos. Jornalista de garra, colaborou na Revista Limia, na Revista Águia onde colaboraram os melhores do seu tempo, como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, António Feijó, etc. Ali apresentou sempre artigos e carmes do mais fino recorte literário. Embora houvesse actuado no seu temperamento o regionalismo galego, cremos ser ele o primeiro poeta regionalista que, em Portugal, fez arte e jornalismo regionais.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
03/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,031,368