"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Francisco Pedro Curado

Distrito: Santarém
Concelho: Mação

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu na freguesia de Carvoeiro, Mação, a 2 de Janeiro de 1873 e morreu em Lisboa a 24 de Maio de 1945. Foi Tenente-Coronel de Infantaria e teve uma actividade efectiva de 40 anos, tendo permanecido cerca de 24 anos em diversas provas ultramarinas, feito quatro comissões de serviço em Moçambique, duas em Timor, uma em S. Tomé e outra em Angola. Distinguiu-se no difícil combate de Coolela, em Moçambique, onde obteve o seu "baptismo de fogo". Na revolta de Timor, em 1912, mostrou grande bravura nos assaltos aos redutos amuralhados de Riac e Leu-Laco. Em Dezembro desse ano efectivou a pacificação do último foco de rebeldia. Entre 1916 e 1918 o seu grande valor foi novamente posto à prova no Norte de Moçambique, dessa vez contra os alemães, altura em que foi galardoado com uma promoção por distinção (a única daquela campanha). Os seus companheiros de armas distinguiram-no com o cognome de "Condestável do Rovuma".

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
18/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,035,504