"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Bernardo Marques

Distrito: Faro
Concelho: Silves

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Bernardo Loureiro Marques nasceu em Silves em 21-11-1899. Foi para Lisboa com 18 anos para cursar Românicas, mas será o desenho que decisivamente o atrai. Estreou-se em 1920 no 3º Salão dos Humoristas. Os seus primeiros trabalhos revelam um ilustrador e cenógrafo de qualidade, evidenciando certas influências do expressionismo alemão. Além de observador social de penetrante visão, com certa propensão decorativista e humorista, Bernardo Marques revela-se também um notável paisagista. Como decorador colaborou no Pavilhão Português da Exposição Internacional de Paris de 1937 e, em 1939, nos de Nova Iorque e de S. Francisco. Em 1940 participou na decoração do Pavilhão da Colonização na Exposição do Mundo Português. Artista gráfico incansável, colaborou com muitas das revistas e jornais das décadas de 20, 30 e 40. Foi director gráfico das revistas "Panorama" (1941-50), "Litoral" (1944-45) e "Colóquio" (até 1962, ano da sua morte). Notabilizou-se como artista cimeiro da segunda geração do modernismo português.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,461