"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Fernando dos Santos

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Professor, pintor e escritor teatral, nascido em Setúbal a 14 de Julho de 1892 e falecido em Lisboa a 14 de Abril de 1965. Concluiu os cursos da Escola Industrial Rainha D. Amália (em Setúbal), tendo posteriormente finalizado o curso de Pintura da Escola de Belas Artes (em Lisboa), onde teve como professor Verbo Salgado.

Foi docente da disciplina de Desenho e de Trabalhos Manuais, no Refúgio do Tribunal Central de Menores de Lisboa e da Escola Normal Primária de Benfica.

O seu trabalho artístico foi particularmente rico e abundante, tendo obras suas premiadas e distribuídas por diversas galerias e museus. Alguns cafés viram a sua decoração enriquecida com quadros deste pintor, entre outros - o Café Nicola, de Lisboa, com várias representações da vida do poeta Bocage; o Café do Chiado, também em Lisboa, com uma tela intitulada Festim Antigo. Algumas embaixadas requisitaram os seus serviços para idêntica finalidade, como - a Embaixada de Portugal, em Berlim, onde a pedido do arquitecto Raul Lino, figuravam duas obras alusivas aos Jardins de Queluz, e que, infelizmente, já não existem por motivo de um incêndio ocorrido durante a segunda guerra mundial, que atingiu aquela representação portuguesa.

Foi casado com Alda Machado Santos, igualmente pintora, com a qual realizou diversas exposições em Lisboa e Porto. Fez parte dos quadros directivos da Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo sido ainda membro de júri referente à classificação de trabalhos expostos naquela Sociedade.

Distinguiu-se também, como autor de literatura teatral, sendo de salientar, entre outras, Os Vizinhos do Rés-do-Chão, as operetas Nazaré e José do Telhado. Pertencia à Associaton Litteraire et Artistique Internationale. A sua actividade alargou-se à imprensa, onde foi colaborador do Diário Popular.

Durante a sua vida foi agraciado com diversos prémios e honras.

Prémios
Medalha de Honra da Sociedade Nacional de Belas Artes; Prémio Rocha Cabral; 1ª Medalha do Salão Estoril; Menção Honrosa na Exposição Internacional do Rio de Janeiro; Ordem de Santiago da Espada.
Data de atualização
05/06/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,448,815