"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Jardim da Cordoaria

Jardim da Cordoaria
Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Descrição

O Jardim João Chagas, ou Jardim da Cordoaria é um dos mais antigos jardins da cidade do Porto. Foi implantado no sítio do antigo Campo do Olival, outrora limite da cidade medieval. Com a urbanização desta parte da cidade, a partir do séc. XIX, aqui se veio a instalar mais tarde a Cordoaria do Bispo que acabou por dar nome ao local. Em 1611 o antigo terreiro teve um arranjo paisagístico e urbanístico, transformando-se em alameda com percursos arborizados e, no início do séc. XIX, aqui se realizava todos os dias uma grande feira. Com os alvores do Romantismo e sob iniciativa de Villard d'Allen, transformou-se, em 1805, em Passeio Público da Cidade, com base no projecto do arquitecto francês E. David. Era frequentado pela próspera burguesia e pela aristocracia liberal. Mantém ainda hoje a ambiência romântica, reforçada pela colocação de estatuária reproduzida no princípio do século, com destaque para escultura alegórica da Flora, da autoria do escultor romântico Teixeira Lopes e para as estátuas dos escritores oitocentistas Ramalho Ortigão e António Nobre.

Morada
Campo Mártires da Pátria
4000
Porto
Data de atualização
30/04/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,147